Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Educativo de São Bernardo (Aveiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

223

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos identificam espécies agrícolas e aprendem a cuidar da hora e adquirem conhecimentos do processo agrícola.
Envolvimento e interesse de muitos alunos pelas tarefas da horta.
Os produtos recolhidos ajudam a alterar alguns hábitos menos saudáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Escalonamento de turmas .

7. Como é feita a preparação do solo?

Colaboração da junta de freguesia , na preparação do solo.
Utilização de húmus retirado do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita a compostagem com resíduos dos lanches dos alunos e de ervas daninhas da horta, bem como folhas secas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, curgete, feijão, morangueiros, aipo, abóboras, limonete, fisalís

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Neste momento ainda não é possível contabilizar os produtos que se encontram ainda em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pelos alunos em receitas desenvolvidas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos rotativamente procedem 2 vezes por semana à rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação direta todos os dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas. Foi preparada e aplicada uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ainda não foi possível a recolha de produtos, pois o seu crescimento está prematuro.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: