Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Colégio de São José (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existiu nos a

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ecologia

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboraram na aquisição das plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Neste momento a horta ainda não teve um grande impacto na comunidade escolar, para além da turma de 5º ano envolvida. A horta fica numa zona da escola onde normalmente os alunos não costumam ir.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é partilhada por todos os alunos da turma de 5º ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi realizada arrancando algumas das plantas e usando também enxada.
A mobilização do terreno foi com uma enxada e nalgumas partes usou-se um pequeno sacho para apenas mobilizar uma pequena área. Não se removeu um núcleo de erva-cidreira que se encontra bem desenvolvida no terreno.
A fertilização do terreno não se efetuou.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros cereja e tomateiro salada, alfaces, cebolas, pimentos, beterrabas e couve galega. (estas plantas foram todas decididas pelos alunos, a intenção é aprender com esta experiência, também com os erros cometidos, para que possamos melhorar no próximo ano.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A plantação foi tardia, pelo que ainda não consigo fornecer essa informação.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A intenção é ser utilizado pelas cozinheiras do colégio, para que todos possam se deliciar com os produtos da nossa horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Tem chovido bastante e a necessidade de rega foi menor do que sewria de esperar, mas a rega é feita de acordo com a necessidade, enchendo um regador numa torneira próxima da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quando vamos à horta verifica-se o estado das plantas

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Efetivamente a única atividade que se realizou foram com a turma do quinto ano, da seguinte forma:
- ~reconhecimento e escolha do local;
- medição do terreno e cálculo da área;
- descoberta da biodiversidade do local no processo de limpeza do terreno;
- plantação;
- acompanhamento da horta.
Estas visitas à horta ocorreram desde janeiro, pelo menos 1x/mês, sendo que nas semanas após a plantação ocorre todos as semanas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: