Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Gandra (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Ininiamos este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

menos de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

160

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas por meio de reuniões periódicas, comunicações via email e participação em eventos e projetos pedagógicos, além de encontros específicos sempre que necessário para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A implantação de uma bio horta escolar tem gerado impactos positivos tanto na comunidade quanto nos alunos. Para os estudantes, o contato direto com o cultivo de alimentos promove a aprendizagem prática sobre sustentabilidade, alimentação saudável e responsabilidade ambiental. Muitos desenvolvem habilidades de trabalho em equipe e passam a valorizar mais os alimentos naturais. Já na comunidade, a bio horta fortalece os vínculos entre escola os pais e o centro Social, que muitas vezes participam do cultivo ou recebem parte da produção. Além disso, contribui para a conscientização coletiva sobre práticas ecológicas e pode até inspirar hortas domésticas, ampliando os benefícios para além dos muros da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada de forma colaborativa, promovendo o envolvimento de todos os participantes. As tarefas são repartidas semanalmente, garantindo que cada pessoa ou grupo fique responsável por funções específicas, como regar, plantar ou colher. Esta divisão é feita de forma rotativa, para que todos possam aprender e participar em diferentes etapas do cultivo. Além disso, há momentos de trabalho em conjunto, onde se reforça o espírito de equipa e o cuidado partilhado com a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo para a horta é feita em três etapas principais:

Limpeza: Remove-se o lixo, pedras, ervas daninhas e restos de culturas anteriores para deixar o solo limpo e pronto para o cultivo.

Mobilização: O solo é revolvido com enxadas ou pás para torná-lo mais solto, facilitando a penetração das raízes e a absorção de água e nutrientes.

Fertilização: Adiciona-se matéria orgânica, como composto ou estrume do compostor, para enriquecer o solo com nutrientes essenciais ao crescimento saudável das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de resíduos orgânicos, que são recolhidos pelos alunos 3 vezes por semana na cantina da escola

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata doce, pepinos, tomates, alface, couve kale, melancia, alho francês, beterraba e aipo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

este ano como foi o 1º ano, fizemos uma mini horta, não conseguimos sequer ainda tirar produtos, só alguns, outros ainda estão em fase decrescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na cantina

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na altura de menos calor os alunos ao final da tarde ajudados pelos professores da turam( por escala) regam no final do dia.

A funcionária representante do conselho eco escolas , na altura de mais calor rega de manhã por volta das 8h quando chega à escola, com os 2/3 alunos, que chegam por volta dessa hora.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizou-se uma vez no ano
Toda a comunidade educativa

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

2 vezes este ano letivo
1 com professora bibliotecária
1 com professora de inglês

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:


Começamos tarde, este foi o primeiro ano, para o ano começaremos mais cedo e os resultados serão com certeza diferentes

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/reel/DHEhEF-MI0u/?igsh=MXVsYmhjZjRrZzcwNA==