Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância Dr. João dos Santos (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 mês

2. Área aproximada da horta (m²):

4 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas logo no início trouxeram plantas e sementes para a sementeira e plantação. Voltarão a ser envolvidas na altura de colher e sempre que mostrarem interesse e disponibilidade para isso.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças adoram, cuidam, regam... As famílias envolveram-se no processo e manifestaram agrado pela iniciativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é regada semana, por cada grupo, que faz a recolha de algum lixo que possa lá estar, ou alguma erva.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi inicialmente realizada pela Junta de Freguesia de Odivelas, iremos tentar iniciar agora a nossa compostagem de forma a conseguirmos fertilizar a nossa horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, beterraba, rúcula, morangueiro, couve brócolos, cenoura, feijão, abóbora, chuchu, ervilha, fava, ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não fizemos colheitas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Será para consumo das crianças e famílias.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

através da chuva e sempre que observemos que existe necessidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação direta dos adultos e crianças. Diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É a nossa primeira experiência neste campo, toda a comunidade está muito empenhada e ansiosa por colher os frutos da mesma.

15.1. Link para a página da horta:

@jardimdeinfanciadr.joaodossantos(instangram)