Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Colégio da Quinta Inglesa (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há pelo menos 2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa horta pedagógica é um laboratório vivo onde os nossos alunos podem aplicar o que aprenderam em diversas disciplinas, como biologia (ciclo das plantas, nutrição), matemática (cálculos de área, medidas), ciências sociais (origem dos alimentos, agricultura), e até mesmo artes (desenho de rótulos
A horta promove a aprendizagem com maior significado, aprendizagem contextualizada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos do primeiro ciclo e pré-escolar são divididos em pequenos grupos de trabalho. Cada grupo tem uma tarefa, como regar, tratar das ervas, semear. Nos intervalos ou no clube de jardinagem.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos e o Professor fazem a limpeza do solo, remoção de predras, e ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são consumidos na nossa cozinha ou vendidos em pequenas feiras escolares.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos e o professor fazem rega manual nos intervalos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Mildio e Oidio.
Procedeu-se a remoção de plantas infetadas, partes das plantas que estariam contaminadas para minimizar o impacto destes fungos.
Foi utilizado bicarbonato de sodio dissolvido em àgua e leite e borrifadas as zonas mais infetadas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: