Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Abrigada (Alenquer)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 meses. A Horta já existia teve ao abandono desde 2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania de Desenvolvimento, Matemática, FQ, Ciências Naturais, Ed. Empreendedora

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Existem turmas que fazem a manutenção de 15 em 15, principalmente as turmas de 7º ano, os alunos do Projeto InCluirte e os alunos do 1º Ciclo colaboraram na semana cultural.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos venderam alguns dos produtos com cariz social para ajudar na compra de um kit de Boccia para o Desporto Escolar, desporto adaptado.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas sempre há necessidade descolocam-se à Horta para fazer a manutenção (retirar ervas, apanhar os produtos, retirar os excedentes das alfaces e dar aos animais que têm na escola.
As tarefas são os alunos que se organização e repartem as tarefas de acordo com os seus gostos e interesses,

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feito com ajuda do professor Hélder, através do trator que fresa a terra e depois os alunos utilizam os restantes instrumentos até que a terra esteja em condições para serem plantados legumes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomateiros, pimenteiros

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até à data 10 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria foram vendidos para ajudar na compra de um Kit de Boccia para os alunos da Ed. Especial.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam com um balde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, os alunos vão observar as plantas e se têm alguma praga. Uma vez por mês.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na feira da Escola os alunos do Projeto Incluirte estiveram durante toda a manhã envolvidos na recolha das alfaces e venda na feira, 8 alunos. A Feira realizou-se apenas uma vez no ano letivo, os restantes legumes forma utilizados na confeção de saladas para os alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A aulas na horta foram desenvolvidas no âmbito de diferentes disciplinas, pelo menos 2 ou 3 vezes por mês. Os alunos revelaram grande empenho e sentido de responsabilidade, nº de envolvidos 120.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A aula na Horta foi desenvolvida na semana cultural mais intensamente para os alunos do JI e 1º ciclo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: