Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB de Golães (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m/2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Enviando sementes e plantas sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na nossa escola criou um impacto muito positivo em todos os alunos na medida em que acompanham o processo de crescimento das diferentes plantas desde a sementeira até à colheita. Também sentem que a manutenção da horta é da responsabilidade de cada um deles.
Relativamente à comunidade, a horta é vista como uma mais valia no processo de aprendizagem uma vez que aprendem fazendo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas realizadas na horta são definidas por turmas ( grupos ). Os alunos de todas as turmas estão envolvidos em todas as tarefas realizadas na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a colaboração dos professores, alunos e assistentes operacionais.
Apenas é utilizado fertilizante biológico ( compostagem ).
As tarefas a realizadas na horta são definidas por turmas ( grupos ).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas e restos da fruta escolar e a dos lanches dos alunos/professores/ assistentes operacionais.Também são utilizadas folhas velhas e partes de plantas " velhas "

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas são hortaliças e legumes.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos consumidos na escola e outros levados para casa dos alunos carenciados.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega feita de manhã pelos alunos e ao fim do dia pelas assistentes operacionais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim , através da observação diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizou-se a feirinha de outono na escola aberta à comunidade. Estiverem envolvidos 40 alunos, 6 professores e 2 assistentes operacionais. Todos os encarregados de educação vieram à feira e outras pessoas da comunidade que elogiaram a iniciativa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecionou-se panquecas e espetadas de frutas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Local atrativo para a visita dos alunos.
Embelezamento da escola.

15.1. Link para a página da horta: