Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica do Alto da Eira (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

12m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

234

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

18

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas para implementação das hortas biológicas.
Irão participar nas diversas fases do projeto, preparação da terra, seleção das espécies a plantar/semear e manutenção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- alargamento de conhecimentos de hortas
-identificação das espécies semeadas/ plantadas
- importância das hortas na economia familiar
- conhecimentos sobre os processos de germinação

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi designado um espaço para cada duas turmas para implementarem a horta biológica, fomentando a entreajuda, partilha e articulação entre ciclos. Após a distribuição dos espaços, foi colocada uma placa de identificação com o nome da horta e das turmas que as criaram. As turmas terão que tratar do seu pequeno espaço, cuidando para que todos os espaços das hortas se mantenham saudáveis e produtivos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é cavado pela Junta de Freguesia, posteriormente cada turma faz a limpeza do seu espaço e inicia as plantações das espécies. As famílias colaboram com conhecimentos e informações sobre hortas, trazem sementes e plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve de diversos tipos, hortelã salsa, alface, morangueiros, feijão , beterraba, tomateiros, cenoura pimenteiros, chuchus

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos recolhidos a horta foram dados às crianças para levarem para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi feita com baldes dos recipientes de recolha, e quando acabou foi feita com mangueira da rede pública. Como o as condições climatéricas se mantiverem muito chuvosas, não foi necessário regar muitas vezes. neste momento a horta é regada dia em dias alternados.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de alimentos- Todas as crianças levaram alimentos para confecionarem refeições com as famílias. pelo menos uma vez. Estiveram envolvidas cerca de 239 crianças, 13 professores, 9 assistentes e a grande maioria dos pais com a oferta das sementes/ plantas. Foi um projeto que despertou o interesse de toa a comunidade escolar e as famílias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta.
As pessoas envolvidas nesta atividade foram os 13 professores, os 239 alunos. O pré-escolar tinha aulas todas as semanas e o 1º ciclo quinzenalmente. O envolvimento passou pela plantação, rega, monda de ervas daninhas e colheita de alimentos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- sustentabilidade do planeta
- ajuda na economia familiar
- alargamento de conhecimentos

15.1. Link para a página da horta: