Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Nossa Horta existe há quatro anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Mede 4 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas de Oferta Complementar, Cidadania e Desenvolvimento, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolvem-se com a Horta preparando no inicio do ano letivo o terreno: cavam, lavram e adubam.
Este ano letivo as famílias foram propostas a:
- primeiro - receberam uma couve lombarda para cozinharem em família e elaborarem um trabalho sobre a confeção da couve, no final tinham de apresentar o seu trabalho aos colegas;
- segundo - receberam uma beringela, que tinham de cuidar e tratar e ao longo do seu crescimento tinham de inventar uma história (narrativa, poesia...) sobre a personagem "beringela" e apresentar em cartolina o seu trabalho.
No final os trabalhos foram expostos no placad destinado à Eco-Escolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto que este projeto tem é que os alunos aprendem a gostar de novos alimentos, pois na escola todos os alimentos colhidos da horta são confecionados na escola para que os mesmos os comam e saboreiem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta é responsabilidade de todos. De 15 em 15 dias as turmas vão à Horta e fazem o registo do que fazem.
Os alunos do regime de AAAF e CAF ao longo do ano têm de ir regando ao final do dia a Horta.
As Assistentes Operacionais nestes intervalos vão ajudando na manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é da responsabilidade dos Pais/Associação de Pais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano foram cultivadas: nabos, couve lombardo, alfaces, favas, ervilhas, beringelas, cougerts, cebolas, cenouras, tomate cherri, couve galega, brócolos, couve-flor.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nabos: 4 uni
Cenouras: 10 uni
Favas: +/- 3kg
Couve Lombardo e Galega: 30 uni
Alfaces: 12 uni
beringelas: ainda não deram
Cougerts: +/- 10 uni
cebolas: +/- 10 uni
Brócolos: 20 uni
Couve-flor: 10 uni

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos é:
-primeiro - todos os alimentos colhidos da horta são confecionados na escola para que os mesmos os comam e saboreiem.
- segundo - alguns para casa para serem confecionados ou criados em casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de acordo com as condições climatéricas, no inverno dia sim dia não, mais ou menos. No verão é feita com mais regularidade, de preferência manhã e final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O chamado "piolho" - colocar cinza junto à planta para os afastar.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de Pratos - por exemplo - Favas - após a colheita do alimentos os alunos participaram na confeção desse alimento, enriquecendo a sua alimentação, promovendo assim os hábitos de uma alimentação mais saudável. Todos aos longo do ano experimentaram a confeção de algo e todos experimentaram nos seus pratos os novos alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: