Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano letivo as famílias foram propostas a:
- primeiro - receberam uma couve lombarda para cozinharem em família e elaborarem um trabalho sobre a confeção da couve, no final tinham de apresentar o seu trabalho aos colegas;
- segundo - receberam uma beringela, que tinham de cuidar e tratar e ao longo do seu crescimento tinham de inventar uma história (narrativa, poesia...) sobre a personagem "beringela" e apresentar em cartolina o seu trabalho.
No final os trabalhos foram expostos no placad destinado à Eco-Escolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do regime de AAAF e CAF ao longo do ano têm de ir regando ao final do dia a Horta.
As Assistentes Operacionais nestes intervalos vão ajudando na manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Cenouras: 10 uni
Favas: +/- 3kg
Couve Lombardo e Galega: 30 uni
Alfaces: 12 uni
beringelas: ainda não deram
Cougerts: +/- 10 uni
cebolas: +/- 10 uni
Brócolos: 20 uni
Couve-flor: 10 uni
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
-primeiro - todos os alimentos colhidos da horta são confecionados na escola para que os mesmos os comam e saboreiem.
- segundo - alguns para casa para serem confecionados ou criados em casa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: