Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Fernando Pessoa (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

A sala da educação pré escolar, no âmbito das área do Conhecimento do Mundo, Formação Pessoal e Social e Expressões participam mais vezes. No 1ºciclo o estudo do meio.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

107

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprender como se faz, cuida e retira alimentos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem uma horta móvel, que cuida rotativamente, 2 a 2 crianças ou 3 a 3.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mexem a terra, colocam fertilizante e vão limpando as ervas que nascem, com supervisão do adulto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, beterrabas, couve portuguesa, cebolas, salsa, coentros, ervilhas, tomates cherry e cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1Kg de ervilhas e 10 alfaces

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para as crianças/alunos, comerem na hora do almoço para realçar a importância de alimentos saudáveis.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regamos quando é preciso, e de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Colocámos borras de café para afastar os caracóis que comiam as folhas das várias culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis e caracoletas. Colocámos borras de café.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As alfaces foram apanhadas pelos alunos, lavadas e arranjadas para comerem na salada do almoço, aproveitando para estimular a ingestão de verduras, porque alguns alunos não gostam.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi planificada e dada uma aula, com o tema "Que interações se estabelecem entre os seres vivos".
Após abordagem do tema, os alunos foram incentivados a refletir sobre relações de prejuízo e de benefício entre os seres vivos e a construir uma cadeia alimentar possível de acontecer na horta da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A sala de jardim de infância plantou ervilhas. Regou, cuidou e apanhou as vagens todas para um balde. Na sala descascaram as ervilhas e colocámos num recipiente.
No dia seguinte, fizemos arroz de ervilhas para degustar na hora do almoço.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: