saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há cerca de 1 ano
2. Área aproximada da horta (m²):
Sensivelmente 4 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
O grupo é de ensino pré - escolar, por isso foram abordadas várias áreas de conteúdo, sobretudo conhecimento do mundo.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
+/- 50 crianças
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo do projeto e do crescimento da horta as famílias têm vindo a colaborar na partilha de sementes e plantas (mantos/pés). As crianças tiveram a possibilidade e a oportunidade de utilizar instrumentos de jardinagem e participaram na plantação. Os pais tiveram a possibilidade de irem acompanhando a evolução da horta através das publicações realizadas pelas educadoras de sala (e-mail institucional e Instagram) e através da página do Facebook da instituição.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Impacto da horta na comunidade:
A criação da horta envolveu diretamente as famílias das crianças em colaborar no melhoramento dos espaços exteriores da escola. Pais e avós contribuíram com sementes, plantas e até com o seu tempo e saber. Este envolvimento reforçou a relação entre escola e comunidade, permitindo uma partilha intergeracional de conhecimento sobre agricultura e sustentabilidade. A horta tornou-se um espaço de encontro e colaboração entre salas do pré-escolar, não só entre crianças como na relação com os adultos, onde todos se sentem parte ativa do processo educativo.
Impacto da horta nas crianças/alunos:
A horta tem sido um espaço privilegiado e adorado pelas crianças, querendo ir visita-la diariamente. As crianças têm desenvolvido aprendizagens ativas, sensoriais e experimentais. As crianças participam em todas as fases - desde a preparação da terra à plantação, rega e colheita -desenvolvendo competências de observação e de responsabilidade. As crianças aprendem hábitos de alimentação saudável e gosto para consumir os legumes e frutas que viram crescer.
A ligação à terra promove o bem - estar emocional , estimula o trabalho em equipa e fortalece o sentido de pertença e identidade ecológica desde a primeira infância.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Diariamente as educadoras comunicam entre si, e um grupo de cada vez, no período da manhã, as crianças vão à horta verificar se há necessidade de rega (recolha da água da chuva); acompanham o crescimento das plantas e verificam se há necessidade de apanhar os legumes e frutos. As crianças são sensibilizadas também a verificarem se existem ervas para serem retiradas ou animais (lesmas e caracóis que comem as folhas).
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra é preparada à medida que as plantas e sementes são colocadas e trazidas pelas crianças de casa. Diariamente as educadoras comunicam entre si e, sempre que necessário, um grupo de cada vez, no período da manhã, as crianças vão à horta cuidar das plantas, verificando se necessitam de serem mondadas ou mobilizadas, de acordo com o crescimento.
A terra que utilizámos na horta foi cedida pelo horto municipal, vindo já com fertilizante, não sentido necessidade de utilizar no momento.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta foram instaladas algumas culturas variadas, entre elas: alface, manjericão, tomate, courgette, couve, couve roxa, espinafres, pimentos, morangos, maracujás, hortelã e salsa. Foram promovidas algumas consociações benéficas, como:
Tomate e manjericão, para ajudar no controlo de pragas e melhorar o sabor dos frutos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
850 gramas de legumes e frutos prontos a consumir.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
As crianças que cuidam da horta, com a ajuda do adulto observam a evolução do legume/fruto e são incentivadas a recolher sempre que necessário. O consumo é feito internamente e consumido no dia da apanha.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As educadoras responsáveis de grupo comunicam entre si e diariamente nos dias em que não chove, cada grupo dirige à horta e aleatoriamente, são escolhidas crianças para procederem à regra, utilizando regadores e baldes e garrafões de plástico (reutilizáveis).
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Diariamente, sempre que as condições climatéricas o permitem as crianças observam possíveis animais, no nosso caso, caracóis e recolhem para outro local do habitat destes moluscos. Assim, naturalmente não necessitamos de adicionar nenhum produto que os afaste da horta. Neste sentido, as crianças ficam curiosas e é uma atividade do interesse deles, pois cuidam também destes animais pequenos.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Com a ajuda do adulto foi feito a apanha do cebolinho e levado para a cozinha da instituição para adicionar à sopa do dia. Realizou-se apenas 1 vez no ano. Nesta dinâmica foi envolvido 3 adultos e 4 crianças ajudaram na apanha do cebolinho. Com esta atividade as crianças observaram o crescimento do cebolinho, observaram que a rama, o cheiro e a textura são semelhantes à cebola. As crianças envolvidas ficaram entusiasmada e deixaram de ter dúvidas.
Atividade 2:
Descrição:
Aleatoriamente e à escolha das crianças, as alfaces estavam crescidas e foram apanhadas com a ajuda do adulto (cerca de 5 alfaces). As crianças contactaram com o legume e levaram-nas numa caixa de madeira até à cozinha da instituição. As crianças tiveram conhecimento que as alfaces iriam ser lavadas e preparadas para consumo no dia na hora do almoço. As crianças demonstraram entusiasmo e na hora da refeição foi um momento divertido acabando por facilitar a ingestão de crianças que normalmente não comiam. Esta dinâmica realizou-se em 3 momentos diferentes. Envolveu cerca de 50 crianças e 5 adultos.
Atividade 3:
Descrição:
Aleatoriamente e à escolha das crianças, alguns morangos estavam crescidos e foram apanhados com a ajuda do adulto (cerca de 5 morangos). As crianças contactaram com o fruto e e colocaram , posteriormente numa taça para serem lavados e consumidos. As crianças tiveram conhecimento que os morangos não devem estar em contacto com a terra e sabem que os pássaros gostam deste fruto. As crianças demonstraram entusiasmo e felizes. O momento de provar este fruto foi igualmente de satisfação. Esta dinâmica realizou-se em 2 momentos diferentes. Envolveu cerca de 50 crianças e 2 adultos.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/share/p/1EMpUmDGb1/