Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB Arroteia (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio / educação para a cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano, a participação das famílias efetuou-se apenas em fevereiro, na preparação do terreno (cavar e revolver).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- O ambiente que envolve a escola ficou mais bonito.
- Os alunos desenvolveram a consciência da importância da agricultura biológica.
- Os alunos têm a preocupação de regar e de tirar as ervas daninhas.
- A horta permite momentos divertidos e colaborativos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Funcionária D. Ana é a grande "especialista" da horta.
Sob a orientação dela e das professoras, os alunos colaboram em pequenos grupos, em trabalhos como: plantio, sementeira, rega e limpeza dos terrenos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Durante o inverno, foi colocado composto proveniente de resíduos da própria escola.
Em fevereiro, um pequeno grupo de pais preparou o terreno, lavrando e revolvendo a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita compostagem, mas com pouca regularidade. Os materiais usados são os restos de fruta provenientes do refeitório.
É um aspeto a melhorar!

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, cebolas, pimentos, feijão verde, alfaces, coentros, salsa, alfazema, cravos túnicos, curgetes e algumas flores, como roseiras.
Tem também um limoeiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A horta está agora a dar os primeiros produtos., mas ainda não estão no ponto de serem colhidos.
Dará aproximadamente 20Kg de produtos, principalmente tomate, cebola, couves.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são usados em "piqueniques", pratos de saladas, na própria escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Uma vez por semana, quando não chove há um pequeno grupo de alunos (rotativo por algumas turmas) que se encarrega da rega. Nas outras ocasiões em que é adequada a rega, é uma funcionária responsável.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita monotorização de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Confeção de salada, utilizada num "piquenique" de turma, na sala de aula.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Confeção de casas de insetos

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Trabalhos de pesquisa sobre polinizadores

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: