Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 Farol da Barra (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há pelo menos 11 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

32m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Conhecimento do Mundo e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

114

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas na recolha de sementes e plantas (Outono e Primavera).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alunos aprendem Matemática ao medir canteiros, a medir a água da recolha das chuvas, Estudo do Meio ao observar o ciclo das plantas, e Cidadania e Desenvolvimento ao trabalhar em grupo. No Conhecimento do Mundo observar o crescimento e desenvolvimento das plantas da semente ao fruto. Observar os ciclos da terra e contatar com os elementos.
Estimula o interesse pelas disciplinas escolares. Desenvolve habilidades práticas e responsabilidade. Incentiva hábitos saudáveis e consciência ecológica, na escola e em casa.
Os alunos colhem produtos hortícolas que ajudaram a cultivar e levam para casa ou consomem na escola. Aumentando assim, o consumo de frutas e hortícolas. Reduzem o desperdício alimentar. Influenciam positivamente nos hábitos alimentares das famílias.
A horta envolveu pais, avós e vizinhos na compostagem, na recolha de sementes e na confecção de alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas foram fazendo a limpeza e as plantações, em diferentes horários.
As crianças têm oportunidade de regar as plantações de forma regular sendo essa tarefa atribuída ao responsável do dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo da horta é uma etapa fundamental para garantir o crescimento saudável das plantas.
Escolhemos um local que recebe pelo menos 6 horas de sol direto por dia. O solo tem boa drenagem para evitar o acumular de água, o que pode prejudicar as raízes das plantas. A área é de fácil acesso para rega e colheita.
Os funcionários da Junta de Freguesia retiraram no início do ano letivo as ervas daninhas e raízes de plantas antigas.
As professoras e os alunos mais velhos com uma enxada mexeram a terra de forma a arejar o solo. Isso ajudou a partir torrões de terra e a soltar o solo, facilitando a penetração das raízes. As turmas foram fazendo as plantações, em diferentes horários.
As auxiliares ajudaram na rega. As famílias contribuíram com sementes e plantas.
Para fertilizar o solo, usamos adubos orgânicos como composto recolhido no nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utilizamos um compostor cedido pela Câmara Municipal de Ílhavo. Os alunos aprenderam a reciclar restos orgânicos. Colocaram cascas de fruta, restos de legumes, folhas e relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, brócolos, milho, couves, alhos, batatas, abóboras, morangos, cenouras, feijões, manjericos, girassóis, hortelã, alecrim, castanhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alfaces - 1Kg aprox.
Brócolos - 2 Kg aprox.
Couve Lombarda/portuguesa - 5 Kg aprox.
As restantes plantações estão em desenvolvimento.
Estão em produção à volta de 120 pés de manjericos para distribuição por todas as crianças, professoras e auxiliares, na festa de encerramento do ano letivo.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os legumes e hortícolas cultivados foram utilizados na preparação de refeições servidas aos alunos (legumes cozidos e sopa).
Alguns produtos foram oferecidos aos alunos, que os levaram para casa.
Parte da produção foi usada para experiências e produção de sementes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega está ao encargo das auxiliares e dos alunos do pré-escolar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças foi feita através da observação visual regular.
As professoras e alunos caminharam pela horta e observaram cuidadosamente folhas, caules, frutos e raízes. Com o objetivo de procurar sinais (manchas, furos, descoloração) e sintomas (folhas murchas, deformações, crescimento lento).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Brócolos
Após a colheita dos brócolos, estes foram cozidos para que as crianças do pré-escolar provassem e contactassem com este legume, que grande parte dizia não gostar. Realizamos esta atividade uma vez no ano letivo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sopa
As crianças do pré-escolar com a Educadora e auxiliar colheram, prepararam os legumes e confeccionaram a sopa. As famílias contribuíram com alguns legumes, pois os que colhemos na horta não eram suficientes. A sopa foi servida ao almoço na cantina escolar a todos os alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta.
Todas as turmas passaram várias vezes durante o ano letivo pela horta e abordaram as disciplinas de Matemática, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento (1º Ciclo) e Conhecimento do Mundo (Pré-Escolar).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Construção de uma estufa oferecida pela Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré. A estufa foi um investimento extremamente vantajoso, pois na Praia da Barra há ventos fortes, a estufa permitiu controlar o ambiente de cultivo, criando condições ideais para o crescimento das plantas durante todo o ano. Isso significa maior produtividade, menor risco de pragas e doenças, e possibilidade de cultivo de espécies mais sensíveis.

15.1. Link para a página da horta: