Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1 Farol da Barra (Ílhavo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Estimula o interesse pelas disciplinas escolares. Desenvolve habilidades práticas e responsabilidade. Incentiva hábitos saudáveis e consciência ecológica, na escola e em casa.
Os alunos colhem produtos hortícolas que ajudaram a cultivar e levam para casa ou consomem na escola. Aumentando assim, o consumo de frutas e hortícolas. Reduzem o desperdício alimentar. Influenciam positivamente nos hábitos alimentares das famílias.
A horta envolveu pais, avós e vizinhos na compostagem, na recolha de sementes e na confecção de alimentos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As crianças têm oportunidade de regar as plantações de forma regular sendo essa tarefa atribuída ao responsável do dia.
7. Como é feita a preparação do solo?
Escolhemos um local que recebe pelo menos 6 horas de sol direto por dia. O solo tem boa drenagem para evitar o acumular de água, o que pode prejudicar as raízes das plantas. A área é de fácil acesso para rega e colheita.
Os funcionários da Junta de Freguesia retiraram no início do ano letivo as ervas daninhas e raízes de plantas antigas.
As professoras e os alunos mais velhos com uma enxada mexeram a terra de forma a arejar o solo. Isso ajudou a partir torrões de terra e a soltar o solo, facilitando a penetração das raízes. As turmas foram fazendo as plantações, em diferentes horários.
As auxiliares ajudaram na rega. As famílias contribuíram com sementes e plantas.
Para fertilizar o solo, usamos adubos orgânicos como composto recolhido no nosso compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Brócolos - 2 Kg aprox.
Couve Lombarda/portuguesa - 5 Kg aprox.
As restantes plantações estão em desenvolvimento.
Estão em produção à volta de 120 pés de manjericos para distribuição por todas as crianças, professoras e auxiliares, na festa de encerramento do ano letivo.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns produtos foram oferecidos aos alunos, que os levaram para casa.
Parte da produção foi usada para experiências e produção de sementes.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As professoras e alunos caminharam pela horta e observaram cuidadosamente folhas, caules, frutos e raízes. Com o objetivo de procurar sinais (manchas, furos, descoloração) e sintomas (folhas murchas, deformações, crescimento lento).
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Após a colheita dos brócolos, estes foram cozidos para que as crianças do pré-escolar provassem e contactassem com este legume, que grande parte dizia não gostar. Realizamos esta atividade uma vez no ano letivo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
As crianças do pré-escolar com a Educadora e auxiliar colheram, prepararam os legumes e confeccionaram a sopa. As famílias contribuíram com alguns legumes, pois os que colhemos na horta não eram suficientes. A sopa foi servida ao almoço na cantina escolar a todos os alunos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Todas as turmas passaram várias vezes durante o ano letivo pela horta e abordaram as disciplinas de Matemática, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento (1º Ciclo) e Conhecimento do Mundo (Pré-Escolar).
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: