Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há mais de 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania/ Estudo do Meio/ Português/ Matemática/ Desenvolvimento Pessoal e Social/ Área Académica e Autonomia Social e Pessoa

3.3. N.º de alunos envolvidos:

259

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi solicitada a ajuda das família no contributo para o envio de terra e sementes e/ou plantas para
transplantar, bem como de recipientes adequados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar tem tido um impacto positivo na comunidade e nos alunos.
Nos alunos, observa-se desenvolvimento de competências emocionais e sociais:
. Tornam-se mais responsáveis e cuidadosos ao perceberem que o cultivo requer cuidados, atenção e paciência;
. Muitos alunos demonstram entusiasmo e curiosidade ao aprender sobre a sustentabilidade, alimentação saudável e o ciclo da natureza.
Na comunidade, a horta promoveu a aproximação e envolvimento:
. Família participaram doando as matérias e até partilhando conhecimentos sobre plantas.
De um modo geral, a horta transforma-se num espaço de aprendizagem viva e ligação com a natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Sempre com a ajuda de um assistente da escola, passámos pelo seguinte processo:
Foi preparado o terreno, retirando todas as ervas daninhas e pedras acumuladas.
Foram abertos canteiros (12), de forma a que cada turma ficasse responsável por um.
Foi colocada terra fertilizante para se dar início ao cultivo.
As turmas foram chamadas a plantar as sementes e/ ou plantas recolhidas.
Cada turma é responsável pela rega e cuidados do seu canteiro.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do Solo
A primeira etapa consistiu em preparar o terreno para o cultivo, removendo tudo o que pudesse atrapalhar o crescimento das plantas: ervas daninhas, raízes antigas e pedras. Esta tarefa foi feita manualmente (com enxada, ancinho e mãos).
Mobilização do Solo
Essa fase foi importante para deixar o solo mais solto, arejado e favorável às raízes:
Revirou-se a terra com a enxada, de forma a desfazer torrões e permitir que o ar e a água penetrassem no solo. Nesta fase, ainda se nivelou e definiu os canteiros.
Fertilização do Solo
Foi adicionada algum composto à terra para plantação.


8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Casca de frutas diversas
Folhas secas
Casca de ovo
Restos de legumes diversos
Ervas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sobretudo, alfaces, cebolas, morangos, tomate, salsa, coentros e pimentos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Dado a plantação tardia, ainda não conseguimos ter um dado concreto sobre a quantidade de produção.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos conseguidos deste espaço servirão para juntar aos produtos doados pelas famílias, na realização de mercadinhos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de mangueira e de regadores, supervisionado pelo assistente e/ ou professor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As ervas daninhas estão a ser combatidas com sal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os mercadinhos (3) são os mais significativos, no entanto, é por motivos inimputáveis este ano não conseguimos ter produção suficiente.
Em junho realizar-se-á um mercadinho (o terceiro) e contamos nessa altura ter já alguns produtos para apresentar. Ainda assim, o envolvimento das famílias costuma ser positivo, dada este ser um meio rural e todos contribuem com produtos das suas hortas.
Sendo esta uma atividade que se repete de anos anteriores, a avaliação que se faz da mesma é sempre positiva, especialmente pelo entusiasmo e participação dos alunos nas tarefas inerentes à horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Em vários momentos foi possível ver no espaço da horta algumas aulas ao ar livre, sobretudo, para
transmitir conhecimento aos alunos acerca dos vários produtos ali plantados. As fotografias recolhidas destes momentos são, sobretudo, a da plantação e cuidados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Consideramos que a horta realçou os seguintes aspetos:
. Despertou e estimulou a consciência ambiental (educação ambiental);
. Contribuiu para a promoção da saúde e para a mudança de hábitos alimentares mais saudáveis
(educação alimentar);
. Valorizou o trabalho coletivo e a responsabilidade social dos agentes envolvidos (socialização).

15.1. Link para a página da horta: