Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
transplantar, bem como de recipientes adequados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Nos alunos, observa-se desenvolvimento de competências emocionais e sociais:
. Tornam-se mais responsáveis e cuidadosos ao perceberem que o cultivo requer cuidados, atenção e paciência;
. Muitos alunos demonstram entusiasmo e curiosidade ao aprender sobre a sustentabilidade, alimentação saudável e o ciclo da natureza.
Na comunidade, a horta promoveu a aproximação e envolvimento:
. Família participaram doando as matérias e até partilhando conhecimentos sobre plantas.
De um modo geral, a horta transforma-se num espaço de aprendizagem viva e ligação com a natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi preparado o terreno, retirando todas as ervas daninhas e pedras acumuladas.
Foram abertos canteiros (12), de forma a que cada turma ficasse responsável por um.
Foi colocada terra fertilizante para se dar início ao cultivo.
As turmas foram chamadas a plantar as sementes e/ ou plantas recolhidas.
Cada turma é responsável pela rega e cuidados do seu canteiro.
7. Como é feita a preparação do solo?
A primeira etapa consistiu em preparar o terreno para o cultivo, removendo tudo o que pudesse atrapalhar o crescimento das plantas: ervas daninhas, raízes antigas e pedras. Esta tarefa foi feita manualmente (com enxada, ancinho e mãos).
Mobilização do Solo
Essa fase foi importante para deixar o solo mais solto, arejado e favorável às raízes:
Revirou-se a terra com a enxada, de forma a desfazer torrões e permitir que o ar e a água penetrassem no solo. Nesta fase, ainda se nivelou e definiu os canteiros.
Fertilização do Solo
Foi adicionada algum composto à terra para plantação.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas secas
Casca de ovo
Restos de legumes diversos
Ervas
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Em junho realizar-se-á um mercadinho (o terceiro) e contamos nessa altura ter já alguns produtos para apresentar. Ainda assim, o envolvimento das famílias costuma ser positivo, dada este ser um meio rural e todos contribuem com produtos das suas hortas.
Sendo esta uma atividade que se repete de anos anteriores, a avaliação que se faz da mesma é sempre positiva, especialmente pelo entusiasmo e participação dos alunos nas tarefas inerentes à horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
transmitir conhecimento aos alunos acerca dos vários produtos ali plantados. As fotografias recolhidas destes momentos são, sobretudo, a da plantação e cuidados.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
. Despertou e estimulou a consciência ambiental (educação ambiental);
. Contribuiu para a promoção da saúde e para a mudança de hábitos alimentares mais saudáveis
(educação alimentar);
. Valorizou o trabalho coletivo e a responsabilidade social dos agentes envolvidos (socialização).
15.1. Link para a página da horta: