Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB Padre Joaquim Flores (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

24 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ofereceram as sementes e plantas e foram convidadas para participar neste projeto, ficando a sexta feira reservada para elas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos trouxeram muitíssimas sementes e plantas, muita quantidade para o espaço da horta.
Quase todas as semanas, temos familiares disponíveis para ajudar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi feita uma escala e afixada na escola. Cada ano de escolaridade, do pré-escolar ao 4º ano, tem um dia por semana para tratar e cuidar da horta com ajuda do professor ou assistente

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza: os alunos e professores / assistentes retiraram o mato, ervas daninhas, pedras, raízes e o lixo que estava no solo.
Mobilização: as assistentes cavaram e revolveram bem a terra com uma enxada.
Fertilização: utilizamos estrume de cavalo. cinza e borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciamos a compostagem em abril, com ajuda de um engenheiro da CMF que está a apoiar e a formar toda a comunidade educativa. Estamos a começar...Temos um recipiente de plástico oferecido pela Autarquia, e estamos a fazer a compostagem em canadas: folhas secas, restos de frutas e vegetais crus.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, cenoura, salsa, hortelã, tomate cherry, pepino, morangueiro, cebolo, batata, feijão e milho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 pés de alface, muita salsa e hortelã e batatas que vamos tirar em junho.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para a cantina escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todos os dias a turma responsável verifica se é necessário regar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realização do mercadinho / feira de Natal com toda a comunidade escolar e famílias.
Venda de produtos locais, tradicionais, da época e caseiros trazidos de casa.
A realização do Mercadinho / Feira de Natal teve um impacto muito positivo e significativo na comunidade escolar, promovendo valores essenciais para a formação das crianças e o fortalecimento dos laços entre escola e famílias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Projeto muito apreciado pela comunidade educativa

15.1. Link para a página da horta: