saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Primeira vez!
2. Área aproximada da horta (m²):
40
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Oficina de Projetos; Ciências Naturais; Matemática; Biodiversidade Sob Investigação.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
65
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta teve um impacto muito positivo nas crianças do 2.º ciclo, tanto a nível educativo como pessoal. Ao participarem no cultivo de plantas, as crianças aprenderam de forma prática conceitos de ciências naturais, como o ciclo de vida das plantas e a importância do solo, e conseguiram relacionar estas aprendizagens com outras áreas, como matemática ou português. Este contacto com a natureza despertou curiosidade, promoveu responsabilidade e incentivou o trabalho em equipa, já que todas as tarefas, desde semear até colher, exigiram cooperação e paciência. Além disso, cuidar da horta ajudou a desenvolver a motricidade, a aproximar os alunos de hábitos de vida mais saudáveis e a aumentar a consciência ecológica, levando-as a valorizar o ambiente e os alimentos que consomem. Por fim, o tempo ao ar livre e a experiência de ver o resultado do seu esforço contribuiu para o bem-estar emocional e reduzir o stress, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta foi feita semanalmente, todas as sextas-feiras à tarde. Cada aluno ficou responsável pelo seu exemplar de Brassica oleracea. Os alunos do 2.º Ciclo puseram mãos à obra e iniciaram o Projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas em outubro! A iniciativa surgiu no âmbito da disciplina de Oficina de Projetos (de oferta complementar) e a primeira plantação iniciou-se com um divertido concurso intitulado “A minha couve é maior que a tua!”
Ao longo do ano houve vários plantios e as culturas foram rotativas, adequadas à variação sazonal.
7. Como é feita a preparação do solo?
Primeiro limpou-se o terreno, retirando pedras, raízes e ervas daninhas, e revolveu-se o solo, sachando-o para o soltar. Em seguida, misturou-se matéria orgânica das folhas e caules de ervas daninhas que foram removidos, para o tornar mais fértil, e organizou-se o espaço em canteiros atribuídos a cada turma. Por fim, ia-se cobrindo o solo com folhas secas para manter a humidade e faziam-se mondas regulares para retirar as ervas daninhas. Foram garantidas regas regulares sem recorrer a quaisquer produtos químicos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
“Brassica oleracea” e “Vicia faba”
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
70 pés de “Brassica oleracea”
20 sementes de “Vicia faba”
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Dado o longo ciclo de vida das couves “Brassica oleracea”, os exemplares mantiveram-se em plantio para serem recolhidos em setembro do ano letivo seguinte e servirem para a confecção de um caldo-verde no refeitório escolar.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega foi feita semanalmente com água de mina que existe num terreno nas instalações do colégio.
A espécie “Brassica oleracea” não necessita de grandes quantidades de água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Semanalmente eram analisados todos os pés de “Brassica oleracea” e eram removidas manualmente as lesmas e caracóis.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis. Iam sendo removidos manualmente ao longo das semanas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
AULAS em contexto real
CONCURSO "A minha couve é maior que a tua!"
Em Ciências Naturais, as crianças aprenderam sobre o ciclo de vida das plantas, a importância do solo, da água e do sol, bem como a diferença entre agricultura biológica e convencional. A Matemática foi trabalhada ao medir a altura das plantas, contar sementes ou planear a disposição dos canteiro.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: