saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há mais de 1 ano - 2 hortas
2. Área aproximada da horta (m²):
7 (m² + -)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
15
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Conhecimento do Mundo, Ciências Naturais, Estudo do Meio, Expressões, Educação para a cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
242
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
20
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Com a oferta de sementes, cepas, plantas, adubo para a nossa horta, jardim e vinha, apoio logístico, entre outras situações. Geralmente, uma a duas vezes por período.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Alunos mais empenhados, participativos e com um maior sentido de responsabilidade e gosto pela temática. Com desempenhos mais empáticos e de aprendizagem sobre o tempo de espera e desenvolvimento. (sazonalidade)
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi feita uma grelha com a organização do trabalho de manutenção da horta onde estão definidas as tarefas e a sua periodicidade. A mesma está exposta na escola e os alunos sabem quando e o que têm a fazer, de uma forma regular e sistemática.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi feito com o apoio da Junta de Freguesia, da Autarquia e da comunidade escolar e local
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos dois compostores em funcionamento e utilizamos essencialmente restos e cascas da fruta e legumes, folhas e galhos secos que caem da vegetação à volta da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Vinha, couves, alfaces, ervilhas, feijão, alho francês, cebolas, batatas, morangos, girassóis, pera, limão, laranja, salsa, hortelã, chuchu, alecrim, tomate
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Até ao momento 8 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para lavagem do pátio onde as galinhas passeiam e para a rega da horta quando não chove
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Sempre que se vai à horta, monitorizam-se as culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas- (Gallus gallus domesticus)
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Uma "Feira de Outono", na escola, com uma grande adesão da comunidade escolar.
Aulas na horta sempre que se verifica um desenvolvimento relevante ou uma temática relacionada a desenvolver.
Confecção de sopa com as couves e salada com os tomates, as alfaces e as cebolas.
Atividade 2:
Descrição:
Com a fruta escolar e com os produtos da horta são feitas compotas, batidos, sumos, gelados ...
Atividade 3:
Descrição:
A adubação feita por 3 galinhas
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta da escola funciona como um espaço educativo vivo, que promove aprendizagens práticas e interdisciplinares, reforçando conteúdos abordados em sala de aula. Contribui para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, estimula o sentido de responsabilidade, o respeito pelo meio ambiente e o trabalho colaborativo. Através da compostagem e da recolha de água da chuva, promove-se a sustentabilidade e a economia circular. A diversidade de culturas e a presença de animais, como as galinhas, aumentam a biodiversidade local e enriquecem a experiência dos alunos. Além disso, a horta é um local de bem-estar e inclusão, aberto a toda a comunidade escolar, estreitando os laços entre alunos, professores, funcionários, famílias e entidades locais. O envolvimento regular da comunidade e o impacto positivo na motivação e comportamento dos alunos tornam a horta um verdadeiro exemplo de educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável.
15.1. Link para a página da horta: