Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Escolar de Arranhó (Arruda dos Vinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 1 ano - 2 hortas

2. Área aproximada da horta (m²):

7 (m² + -)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo, Ciências Naturais, Estudo do Meio, Expressões, Educação para a cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

242

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

20

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com a oferta de sementes, cepas, plantas, adubo para a nossa horta, jardim e vinha, apoio logístico, entre outras situações. Geralmente, uma a duas vezes por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alunos mais empenhados, participativos e com um maior sentido de responsabilidade e gosto pela temática. Com desempenhos mais empáticos e de aprendizagem sobre o tempo de espera e desenvolvimento. (sazonalidade)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi feita uma grelha com a organização do trabalho de manutenção da horta onde estão definidas as tarefas e a sua periodicidade. A mesma está exposta na escola e os alunos sabem quando e o que têm a fazer, de uma forma regular e sistemática.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feito com o apoio da Junta de Freguesia, da Autarquia e da comunidade escolar e local

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos dois compostores em funcionamento e utilizamos essencialmente restos e cascas da fruta e legumes, folhas e galhos secos que caem da vegetação à volta da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Vinha, couves, alfaces, ervilhas, feijão, alho francês, cebolas, batatas, morangos, girassóis, pera, limão, laranja, salsa, hortelã, chuchu, alecrim, tomate

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento 8 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para lavagem do pátio onde as galinhas passeiam e para a rega da horta quando não chove

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que se vai à horta, monitorizam-se as culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas- (Gallus gallus domesticus)

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Uma "Feira de Outono", na escola, com uma grande adesão da comunidade escolar.
Aulas na horta sempre que se verifica um desenvolvimento relevante ou uma temática relacionada a desenvolver.
Confecção de sopa com as couves e salada com os tomates, as alfaces e as cebolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Com a fruta escolar e com os produtos da horta são feitas compotas, batidos, sumos, gelados ...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A adubação feita por 3 galinhas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta da escola funciona como um espaço educativo vivo, que promove aprendizagens práticas e interdisciplinares, reforçando conteúdos abordados em sala de aula. Contribui para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, estimula o sentido de responsabilidade, o respeito pelo meio ambiente e o trabalho colaborativo. Através da compostagem e da recolha de água da chuva, promove-se a sustentabilidade e a economia circular. A diversidade de culturas e a presença de animais, como as galinhas, aumentam a biodiversidade local e enriquecem a experiência dos alunos. Além disso, a horta é um local de bem-estar e inclusão, aberto a toda a comunidade escolar, estreitando os laços entre alunos, professores, funcionários, famílias e entidades locais. O envolvimento regular da comunidade e o impacto positivo na motivação e comportamento dos alunos tornam a horta um verdadeiro exemplo de educação para a cidadania e para o desenvolvimento sustentável.

15.1. Link para a página da horta: