Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Mem Ramires (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos mais ou menos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual; Educação Tecnológica e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns encarregados de educação mostraram interesse em participaram na ação de formação sobre compostagem e estiveram presentes quando esta decorreu. Enviaram diferentes tipos de plantas para plantar na horta (tomateiros, alho francês, etc).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todos os alunos inscritos no Eco-Escolas mostraram interesse e muito entusiasmo na construção da horta ecológica.
Começaram por preparar a terra, montagem do compostor. Seguidamente plantaram os diferentes produtos agricultas, fizeram a sua manutenção (rega e eliminação de pragas) até à recolha e distribuição dos produtos recolhidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente existe uma equipa que retira as ervas daninhas e outra que rega e verifica o estado de crescimento dos produtos agrícolas plantados.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa 1ª fase - Preparação/limpeza do solo com a retirada das ervas daninhas;
2ª fase - Cavar a terra e retirada de pequenas pedras que estavam no solo;
3ª fase - Abertura dos buracos/vala para plantação dos vários produtos hortícolas;
3ª fase - Fertilização do solo com terra do compostor;
4ª fase - plantação de Alfaces, couves, morangos, tomates e alho francês

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da limpeza da horta, folhas velhas, resíduos domésticos (cascas de fruta e restos de verduras) e entre as camadas, pequenos paus.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Três árvores de fruta (laranjeira, nespereira e romãzeira)
Alfaces, tomates, morangos e alho francês.
Sebe de loureiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

13 alfaces - 1,3kg
12 couves - 2kg
meia dúzia de morangos (comidos pelos alunos).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram vendidos na comunidade escolar, a preços económicos.
A venda foi realizada no dia em que os alunos cantaram o hino e foi hasteada a bandeira da Eco-Escolas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Três vezes por semana (2ª, 4ª e 6ª).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lagartas.
Foi utilizada cinza (1x por semana e sempre que a horta era regada ou chovia).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: