Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB 2,3 Mem Ramires (Santarém)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Começaram por preparar a terra, montagem do compostor. Seguidamente plantaram os diferentes produtos agricultas, fizeram a sua manutenção (rega e eliminação de pragas) até à recolha e distribuição dos produtos recolhidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
2ª fase - Cavar a terra e retirada de pequenas pedras que estavam no solo;
3ª fase - Abertura dos buracos/vala para plantação dos vários produtos hortícolas;
3ª fase - Fertilização do solo com terra do compostor;
4ª fase - plantação de Alfaces, couves, morangos, tomates e alho francês
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, tomates, morangos e alho francês.
Sebe de loureiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
12 couves - 2kg
meia dúzia de morangos (comidos pelos alunos).
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A venda foi realizada no dia em que os alunos cantaram o hino e foi hasteada a bandeira da Eco-Escolas.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foi utilizada cinza (1x por semana e sempre que a horta era regada ou chovia).
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: