Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI do Granho (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

+.-10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

41

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudam com o envio de sementes e plantas. posteriormente são informados via fotos como está a desenvolver-se a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos podem observar a evolução do crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita diariamente ou quando necessário pela brigada escalada nesse dia, que se inscreveu numa grelha própria.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo, foi fertilizado com o resultado do compostor e foram feitos os canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de fruta/comida dos lanches e almoço.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são para consumo na escola e o excedente os alunos levam para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente ou quando necessário pela brigada escalada nesse dia. São usados pequenos regadores com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se rega há essa verificação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula conjunta sobre o funcionamento do compostor e da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: