Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica Dr. Fernando Peixinho (Oliveira do Bairro)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aumentou o interesse pelas disciplinas, pela natureza e pela alimentação saudável.
Desenvolveu competências como o trabalho em equipa, responsabilidade, autonomia e respeito pelo ambiente.
Melhorou a compreensão de conceitos científicos através da prática direta (ex.: fotossíntese, ciclos de vida, compostagem).
Estimulou o gosto pela aprendizagem ativa e pelo contacto com o meio natural.
Na comunidade escolar:
Incentivou a participação de professores, auxiliares e famílias na construção e valorização da horta.
Gerou momentos de partilha, como doação de produtos (ex. pastelarias doaram borra de café), empréstimo de ferramentas e equipamentos para auxilio na fase de construção.
Aproximou a comunidade escolar da comunidade local, promovendo valores de sustentabilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Escalonamento semanal: Existe uma calendarização definida com a distribuição das tarefas por semana, garantindo que a horta é cuidada de forma contínua.
Professores e auxiliares: Acompanhamento das atividades no terreno, garantindo a segurança e orientando os alunos durante as tarefas práticas.
Alunos voluntários: Alguns alunos demonstram interesse extra e participam durante os intervalos ou após as aulas, em regime de voluntariado.
Períodos de férias: Durante a pausa letiva, a manutenção irá ser assegurada por professores disponíveis, funcionários e, quando possível, alunos e pais voluntários.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza: A relva foi removida manualmente Esta relva juntamente com os restos de relva e ervas do corte efetuado pelos jardineiros do município foi posteriormente reaproveitada como composto, promovendo a valorização de resíduos orgânicos.
Mobilização do solo: Sendo um solo compacto, foi necessária a mobilização profunda com ferramentas manuais e enxadas, executada por alunos com supervisão de professores e funcionários. Esta ação permitiu melhorar a drenagem e facilitar o enraizamento futuro das plantas.
Fertilização e melhoria do solo: Para enriquecer e melhorar a estrutura do solo, foi incorporada uma mistura de composto orgânico da relva cortada, substrato vegetal comprado, estrume de cavalo bem curtido e borras de café recolhidas pastelaria da localidade ou cedidas por encarregados de educação. Esta combinação aumentou a fertilidade, a matéria orgânica e a capacidade de retenção de nutrientes do solo.
Integração pedagógica: Todo o processo foi acompanhado pelos alunos, que puderam observar as características do solo e compreender a importância de o melhorar para garantir o sucesso das culturas, existe a monitorização continua do PH e humidade do solo efetuada através de um medidor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais utilizados:
Verdes: Relva cortada (proveniente da limpeza do terreno), restos de legumes e frutas crus (recolhidos da cantina e lanches dos alunos), borras de café.
Castanhos: Folhas secas, papel não plastificado triturado, palha ou aparas de madeira.
Acompanhamento pedagógico: Os alunos participam no processo, aprendendo a distinguir os materiais bons para compostagem, a importância do equilíbrio entre carbono e azoto, e o impacto da compostagem na sustentabilidade ambiental.
O composto produzido é utilizado para enriquecer os canteiros da horta, fechando o ciclo ecológico dentro da própria escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Culturas hortícolas principais:
Tomateiro
Alho-francês
Pimento (vermelho, verde e amarelo)
Alface
Plantas aromáticas e medicinais:
Erva-caril
Tomilho
Alecrim
Alfazema
Manjericão
Hortelã-menta
Hortelã-chocolate
Cidreira
Salsa
Coentros
Plantas ornamentais e auxiliares:
Cravo-túnico (plantado com objetivo de atrair insetos polinizadores e repelir pragas)
Gazânia (plantado com objetivo de atrair insetos polinizadores)
Exemplos de consociações utilizadas:
Tomate + manjericão – favorece o crescimento e repele pragas.
Alface + alho-francês – reduzem competição.
Pimento + coentros – os coentros ajudam no controlo de afídeos.
Tomilho – o tomilho ajuda a repelir pragas
Cravo-túnico entre várias culturas – serve de barreira biológica e atrativo para polinizadores.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Periodicidade: A rega é realizada diariamente nos períodos mais quentes (primavera e verão) e ajustada conforme o clima.
Horário: Sempre que possível, a rega ocorre de manhã cedo ou ao final da tarde, para evitar perdas por evaporação e garantir uma boa absorção pela planta.
Organização: A tarefa é partilhada entre turmas envolvidas no projeto, com escalas rotativas semanais, integrando o trabalho em aulas práticas de Ciências Naturais ou outras disciplinas. Os funcionários da escola também prestam apoio durante os períodos em que os alunos não estão presentes ( férias).
Eficiência e sensibilização: A rega manual permite controlar o consumo de água e é usada como oportunidade educativa para reforçar a importância da gestão sustentável da água, um recurso cada vez mais escasso.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é efetuada através da observação direta das plantas, feita por alunos e professores durante as aulas práticas.
São observadas folhas, caules e frutos em busca de sinais de ataques de insetos, fungos ou outras alterações.
Se detetado os alunos anotam o tipo de problema encontrado, a planta afetada e a evolução ao longo do tempo.
Frequência:
A monitorização ocorre, em média, duas vezes por semana.
Fora do horário letivo, os funcionários ou professores que acompanham o projeto fazem a vigilância pontual.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Número de vezes realizadas: Cerca de 20 sessões ao longo do ano letivo
Pessoas envolvidas: Aproximadamente 40 alunos de diferentes turmas ( 3.º ciclos) e 4 professores
Tipo de participação dos alunos: Os alunos realizaram observações, participaram na preparação do solo, sementeira, transplante e rega.
Impacto na comunidade: Desenvolve-se o sentido de responsabilidade ambiental, ligação à natureza e aprendizagem prática dos conteúdos das disciplinas (Ciências Naturais, FQ, Matemática, Geografia).
Outros aspetos relevantes: Estas aulas contribuíram para maior motivação escolar e para o desenvolvimento de competências de trabalho em grupo e cidadania ativa.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Estimula valores como a responsabilidade, o cuidado, a paciência e o trabalho em equipa, sendo um espaço privilegiado de desenvolvimento de competências socioemocionais.
Tem sido um fator de inclusão e motivação para alunos com diferentes perfis e culturas, permitindo que todos contribuam de forma ativa, independentemente do seu desempenho académico.
É um projeto acolhedor e visível para toda a comunidade escolar, proporcionando um ambiente agradável, que melhora o bem-estar geral da escola.
Encontra-se integrado na horta bebedouros para polinizadores, hotéis de insetos e ninhos para aves existentes na zona do recinto escolar.
A horta tem potencial para expandir-se com novas culturas, pequenos projetos de investigação científica.
15.1. Link para a página da horta: