Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há cerca de um ano e meio.

2. Área aproximada da horta (m²):

Uma área menor do que 50 m quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Moral e Religiosa Católica.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias, através da Representante da Associação de Pais, contribuem com cultivares para a horta (sempre que necessário e o possam fazer).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvidos são do Ensino Profissional e do Ensino Regular, beneficiando alguns de medidas adicionais. Todos tem participado de forma dinâmica nos trabalhos da horta; as aprendizagens têm-se revelado de grande utilidade pratica e ecológica - uma vez que aprendem a proteger toda a biodiversidade local e a reutilizar materiais na restauração e construção de elementos estruturais da horta/ jardim. Os alunos tem aprendido a valorizar os produtos da terra e o trabalho investido neste oficio. Alguns têm recolhido, após a frutificação ou germinação de alguns cultivares, sementes que, na horta da sua casa, semearam.

Além da vertente pedagógica, a horta fornece produtos hortícolas da época e sempre frescos à comunidade escolar. Para toda a comunidade a horta é uma demonstração do bom uso de um espaço de terreno para a produção primária e, do ponto de vista ambiental, para a proliferação de organismos úteis ao ambiente

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas de manutenção envolvem a intervenção do professor de EMRC, dos alunos e de duas funcionárias. Estas tem lugar - duas a três vezes por semana (dependendo das condições meteorológicas e da evolução dos cultivares. A organização em canteiros facilita as tarefas de:
- rega, tarefa repartida pelo professor, alunos e as funcionárias;
- plantio de cultivares e espécies florais, da responsabilidade do professor e dos alunos;
- monitorização do crescimento dos cultivares, com o envolvimento dos alunos;
- restauração de pequenas infraestruturas já existentes: um banco de jardim; o abrigo para os insetos e o biocompostor;
- construção de bebedouros para os insetos, com o envolvimento dos alunos;
- vigilância do jardim / horta, identificando insetos invasores e pragas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo - limpeza e mobilização, é feita de forma artesanal com recuso a ferramentas de lavoura: sacho, enxada...; os fertilizantes aplicados são provenientes da compostagem de bioresíduos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos orgânicos provenientes:
- de ecopontos localizados no espaço escolar;
- da limpeza e mobilização de matéria vegetal dos canteiros da horta;
- do corte de uma área relvada, localizada na entrada da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

O cultivo é rotativo e depende do período do ano:
- couve-alta; couve lombarda;
- alfaces (todo o ano);
- batata-doce;
- favas
- aromáticas (todo o ano): vários tipos de hortelã, lavanda; erva cidreira; tomilho; funcho, alecrim (...);
- alho francês;
- alho;
- tomateiros;
- árvores de pomar - dois limoeiros, um pessegueiro e um abacateiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- A alface é um dos produtos produzidos anualmente, superior a 6 kg
- Alho: cerca de 3 kg
- Favas: 3-5 kg
- Couves: superior a 6kg
Plantio recente: batata doce; tomateiros, limoeiro.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos os produtos da horta tem sido destinados aos membros da comunidade escolar - pessoal docente e não docente -, e Encarregados de Educação.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha de água é feita através do lago artificial.
Apesar da existência deste pequeno tanque, a água acumulada neste reservatório é insuficiente para a rega mais diária de alguns cutivares (em particular os de plantio recente, ex. alfaces, couves, tomateiros ou batata-doce). Assim, é utilizada água dos Serviços Municipalizados, para este efeito. A organização em canteiros potencia uma rega direcionada para os produtos hortícolas, minimizando as perdas de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, o professor responsável e os seus alunos avaliam a evolução dos vários cultivares, sinalizando situações problemáticas - pragas / doenças. As mais comuns envolvem doenças provocadas por fungos e o ataque de parasitas como os pulgões.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas são tratadas com recurso a aplicação de infusões feitas a base de plantas aromáticas e sabão azul.
Estrategicamente foram plantadas espécies florais, que exalam aromas que afugentam insetos prejudiciais; por sua vez, procura-se manter organismos que predem os parasitas das culturas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de campo de Biologia e Geologia, com cerca de 19 participantes do 11.º Ano. Os alunos foram sensibilizados para a observação atenta de um submundo escondido debaixo dos nossos pés e entre a folhagem e as flores deste recanto semi natural. Esta atividade, além de relembrar o Dia Internacional da Biodiversidade Biológica, proporcionou a descoberta de organismos que, embora passem despercebidos, são vitais na produtividade de um ecossistema.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não existe criado nenhum link. Será equacionada a criação de um link no próximo ano letivo