Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Secundária de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Além da vertente pedagógica, a horta fornece produtos hortícolas da época e sempre frescos à comunidade escolar. Para toda a comunidade a horta é uma demonstração do bom uso de um espaço de terreno para a produção primária e, do ponto de vista ambiental, para a proliferação de organismos úteis ao ambiente
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- rega, tarefa repartida pelo professor, alunos e as funcionárias;
- plantio de cultivares e espécies florais, da responsabilidade do professor e dos alunos;
- monitorização do crescimento dos cultivares, com o envolvimento dos alunos;
- restauração de pequenas infraestruturas já existentes: um banco de jardim; o abrigo para os insetos e o biocompostor;
- construção de bebedouros para os insetos, com o envolvimento dos alunos;
- vigilância do jardim / horta, identificando insetos invasores e pragas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- de ecopontos localizados no espaço escolar;
- da limpeza e mobilização de matéria vegetal dos canteiros da horta;
- do corte de uma área relvada, localizada na entrada da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- couve-alta; couve lombarda;
- alfaces (todo o ano);
- batata-doce;
- favas
- aromáticas (todo o ano): vários tipos de hortelã, lavanda; erva cidreira; tomilho; funcho, alecrim (...);
- alho francês;
- alho;
- tomateiros;
- árvores de pomar - dois limoeiros, um pessegueiro e um abacateiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
- Alho: cerca de 3 kg
- Favas: 3-5 kg
- Couves: superior a 6kg
Plantio recente: batata doce; tomateiros, limoeiro.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Apesar da existência deste pequeno tanque, a água acumulada neste reservatório é insuficiente para a rega mais diária de alguns cutivares (em particular os de plantio recente, ex. alfaces, couves, tomateiros ou batata-doce). Assim, é utilizada água dos Serviços Municipalizados, para este efeito. A organização em canteiros potencia uma rega direcionada para os produtos hortícolas, minimizando as perdas de água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Estrategicamente foram plantadas espécies florais, que exalam aromas que afugentam insetos prejudiciais; por sua vez, procura-se manter organismos que predem os parasitas das culturas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: