Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo de Benfica (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 Anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade: comprámos nos comerciantes da freguesia os materiais necessários para nossa horta (Terra, sementes e hortícolas).
Nos alunos: Os alunos puderam plantar as hortícolas e ver a evolução e o crescimento da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos membros do Conselho Eco-Escolas com a ajuda dos alunos. Os alunos podem:
- Regar horta
- Cortar folhas secas
- Apanhar Coentros, Salsa, Orégãos e Hortelã
- Ver o crescimento dos morangos, pimentos, tomates e alfaces

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a nossa horta é vertical feita com estruturas de paletes o solo foi preparado com parte da terra do ano passado e com terra de compostagem oferecida pelo Banco Alimentar contra a fome.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não fazemos compostagem mas este ano usámos na nossa horta terra de compostagem que foi doada pelo Banco Alimentar contra a fome.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Morangueiros
- Tomateiros
- Alfaces
- Pimenteiros
- Hortelã
- Salsa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não é possível contabilizar os produtos produzidos uma vez que as plantações ainda estão em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta serão para consumo nos almoços das crianças.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelos adultos e crianças que tratam da horta. Recolhemos água no inverno para usar agora para regar a horta. Regamos a horta nas horas de menor calor (ao fim do dia).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, através de observação. Não foram encontradas pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As alfaces e os tomates serão utilizados para fazer salada para o almoço das crianças.
As ervas aromáticas e os pimentos serão usados na confecção de sopa e outros pratos.
Os morangos serão para a sobremesa das crianças.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: