Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB/JI Combatentes (Ovar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos letivos

2. Área aproximada da horta (m²):

4m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pr´-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ofereceram donativo para comprarmos os produtos para semear e plantar
As famílias pintaram a cerca da horta, que estava a ficar velha
Ofereceram materiais para construção do espantalho
Compram os produtos que vão sendo recolhidos da horta, para consumir em casa

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contacto com a terr muitas das crianças habitam em apartamento
Incentivar ao consumo de legumes

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por equipas diárias as crianças, diariamente, regam a horta
À sexta-feira, uma equipa , alternando, realiza a limpeza do espaço, retiram as ervas daninhas

7. Como é feita a preparação do solo?

as famílias trouxeram de casa terra
Misturamos os diferentes solos
Colocamos adubo do nosso compostor

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos alimentares: fruta da manhã, sobras da cantina que são colocados no compostor, juntamente com folhas secas , paus..

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

legumes: alface, couves diversas, salsa, tomateiro, pimento cebolinho...
A nossa horta é composta por parcelas, a cada uma foram associados produtos idênticos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 a 6 kilos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Utilizamos:
na cantina escolar, para as crianças comerem
Vendemos às famílias, para consumirem em casa. O dinheiro angariado juntou-se ao mealheiro que a sala está a realizar para a visita de estudo ao Oceanário de Lisboa

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Alguma da água utilizada foi proveniente das chuvas, foi armazenada em bidões e utilizada na rega

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

sim,
Semanalmente, Sexta-feira

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As crianças pesquisaram na net, como combater caracóis.

Colocamos borras de café a envolver o espaço da plantação e resltou

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Para uso na refeição das crianças , na cantina

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizamos a venda dos produtos cultivados numa feirinha, para angariação de fundos para um a visita de estudo ao Oceanário de Lisboa

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: