Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI do Paço (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

47

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem de acordo com a sua disponibilidade, mensalmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os
recursos que ela nos oferece;
- promover situações de aprendizagens significativas, para o envolvimento e
enriquecimento global dos alunos, bem como, promover a educação ambiental
e a educação alimentar dos nossos discentes;
- desenvolver competências como a autonomia, a responsabilidade e a
sustentabilidade;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é calendarizada semanalmente, sendo monitorizada pelos professores, assistentes operacionais e famílias envolvidas. Repartem-se as tarefas pelos alunos intervenientes que se responsabilizam por determinadas atividades como a rega, cultivo, controlo de pragas e doenças, retirada de ervas daninhas, entre outras atividades de manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é iniciada com uma limpeza prévia, como a remoção de pedras e retirada de ervas, seguindo-se a mobilização manual da terra, recorrendo a ferramentas como a enxada e o ancinho. Desta forma, promove-se a permeabilidade e arejamento, de modo a facilitar o desenvolvimento radicular das jovens plantas a serem cultivadas no terreno. Para além disso, o revolvimento do solo contribui para uma nova distribuição das camadas superficiais
e consequente nova e homogénea distribuição dos nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. Se necessário, volta-se a remover pedras que surjam à superfície e regula-se o solo, alisando-o.
Por fim, colocar-se no solo a matéria orgânica obtida no processo de compostagem, como fertilizante natural, sem nunca utilizar produtos químicos.
Durante o ano letivo, são ajustadas as necessidades de fertilização das culturas cultivadas, pelo que é solicitada a colaboração da comunidade educativa, no sentido de auxiliarem na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos, como estrume de animais, inclusivamente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Lipor- serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, sendo nossos Eco-conselheiros, disponibilizou um compostor na Escola para o efeito. Nesse compostor são colocados produtos oriundos da cantina, como cascas de alimentos, que se reaproveitam no processo de compostagem e servirão para posterior adubagem da horta.
A compostagem na nossa horta é implementada ao longo de todo o ano letivo, num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que são
produzidos pela limpeza dos jardins que existem na escola, pelo asseio da própria horta e pelos referidos restos vegetais crus utilizados na confeção das refeições dos alunos na cozinha da cantina.


9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolas; tomate; pimentos; alfaces; espinafres; nabiças; couve;
Girassóis (anão, gigante e dobrado);
Aromáticas (salsa, coentros, tomilho, alecrim, loureiro, hortelã, limonete, cidreira...)
Morangos, phisalis, roseiras, jarros, margaridas,...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola (confeção de sopas e saladas);
Open Day do Agrupamento de Escolas (confeção de chás);

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pelos alunos e orientada pelos professores. Acautela-se situações em que os alunos não o poderem fazer, em interrupções letivas, será uma das assistentes operacionais envolvidas no projeto que realiza a tarefa.
O processo de rega será realizado, sempre, nas horas do dia de menor calor. Preferencialmente, de manhã ou ao final da tarde.
A água da chuva é acumulada em bidões e, por meio de um processo manual, utilizam-se regadores para o efeito.
A gestão da rega é calendarizada, semanalmente, consoante as necessidades de cada cultura, tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

São monitorizadas pragas e doenças, com periocidade quinzenal, recorrendo-se a receitas caseiras como técnicas naturais de combate e prevenção, sem prejuízo da natureza.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A confeção de sopas e saladas com os produtos da horta para se compreender do ciclo de uma alimentação saudável e sustentável. Pretende-se envolver as assistentes operacionais, professores e alunos intervenientes, que participarão na confeção dos alimentos e os servirão na cantina da escola para todos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta no âmbito das disciplinas de português e Estudo do Meio promovem a consolidação dos conteúdos a lecionar e despertam a consciencialização para a sustentabilidade, interesses e motivações ambientais.
Pretende-se envolver os professores e respetivos alunos em aulas lecionadas na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O Open Day do Agrupamento de Escolas servirá para divulgar atividades e apresentar alguns produtos da horta, tais como ervas aromáticas. Confeção de chás de cidreira e limonete e degustação para toda a comunidade educativa e local.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Página do Facebook EB Paço Eco-escola;

Blog: https://www.facebook.com/profile.php?id=61556551910261




15.1. Link para a página da horta:

Website: https://sites.google.com/esvalongo.org/eb1ji-de-pao/horta-bio