Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/JI do Paço (Valongo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
recursos que ela nos oferece;
- promover situações de aprendizagens significativas, para o envolvimento e
enriquecimento global dos alunos, bem como, promover a educação ambiental
e a educação alimentar dos nossos discentes;
- desenvolver competências como a autonomia, a responsabilidade e a
sustentabilidade;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
e consequente nova e homogénea distribuição dos nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. Se necessário, volta-se a remover pedras que surjam à superfície e regula-se o solo, alisando-o.
Por fim, colocar-se no solo a matéria orgânica obtida no processo de compostagem, como fertilizante natural, sem nunca utilizar produtos químicos.
Durante o ano letivo, são ajustadas as necessidades de fertilização das culturas cultivadas, pelo que é solicitada a colaboração da comunidade educativa, no sentido de auxiliarem na angariação de todo o tipo de fertilizantes orgânicos e biológicos, como estrume de animais, inclusivamente.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem na nossa horta é implementada ao longo de todo o ano letivo, num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que são
produzidos pela limpeza dos jardins que existem na escola, pelo asseio da própria horta e pelos referidos restos vegetais crus utilizados na confeção das refeições dos alunos na cozinha da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Girassóis (anão, gigante e dobrado);
Aromáticas (salsa, coentros, tomilho, alecrim, loureiro, hortelã, limonete, cidreira...)
Morangos, phisalis, roseiras, jarros, margaridas,...
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Open Day do Agrupamento de Escolas (confeção de chás);
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
O processo de rega será realizado, sempre, nas horas do dia de menor calor. Preferencialmente, de manhã ou ao final da tarde.
A água da chuva é acumulada em bidões e, por meio de um processo manual, utilizam-se regadores para o efeito.
A gestão da rega é calendarizada, semanalmente, consoante as necessidades de cada cultura, tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da mesma.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Pretende-se envolver os professores e respetivos alunos em aulas lecionadas na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Blog: https://www.facebook.com/profile.php?id=61556551910261
15.1. Link para a página da horta: