Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube Eco-Escolas; Ciência Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Durante este ano letivo, existiu uma breve participação de um familiar.
Realizou preparação do terreno com a utilização de trator.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos revelam muito interesse na dinamização da horta.
Os Encarregados de Educação estão interessados e, estamos a preparar uma ação conjunta, na instalação e manutenção da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Atualmente, devido ao reduzido número de horas disponíveis e de elementos envolvidos, a manutenção é feita com base na disponibilidade individual dos elementos responsáveis pelo clube (2 professores) e pelos alunos no período de participação no clube.
No último conselho Eco-Escolas, ficou decidido a implementação de um horário rotativo com a participação das famílias.

7. Como é feita a preparação do solo?

Ligeira mobilização e limpeza. Apenas foi utilizado composto na fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, Tomate, courgete, abóbora, ervilha, salsa, coentros, louro, cenoura e pimentos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Produção muito reduzida. Problemas na rega. 0,5kg de alfaces, 0,5kg de salsa e coentros,
3 abóboras, 0,5kg de ervilhas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram distribuídos pelos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um depósito de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita monitorização e limpeza manual. Não foi feito nenhum tratamento.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Foram removidos manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A realização do I Concurso de Sopas, teve como objetivos incentivar o hábito de comer sopa entre os jovens utilizando produtos biológicos e sazonais. No que diz respeito ao projeto Eco-Escolas, esta atividade tentou motivar e incentivar a comunidade educativa a utilizar produtos hortícolas biológicos e assim, justificar a criação de uma horta na escola. Todas as turmas estiveram envolvidas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: