Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Torrados (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

89

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Cedência de plantas/sementes e equipamento.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sentido de responsabilidade e conhecimento das espécies diversificadas plantadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente cada grupo monitoriza, faz a colheita e trata da rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Um funcionário juntamente com os alunos procedem à limpeza e fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenouras, morangos, alface, cebola, cebolinho, abóbora, melancia, salsa, oregãos, hortelã

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta

Momentos com diálogo e partilha sobre os produtos plantados, associando aos conteúdos, objetivos e temas abordados em sala.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100069043412211