Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Jardim-Escola João de Deus - Santarém (Santarém)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Assim, iniciámos a abordagem ao tema nas turmas, através da visualização de cartazes de sensibilização para a importância de uma cultura sustentável, o 5º e 6º anos de escolaridade têm um projeto de compostagem para fertilizar a nossa horta e minimizar o desperdício alimentar. Através do conhecimento do mundo e estudo do meio ao ser introduzido o reino vegetal, induzimos os alunos para a observação direta do crescimento das plantas e a elaboração de sementeiras.
Posteriormente, as alfaces, couves, tomates, aboboras e curgetes que possamos colher será para a nossa alimentação. Os alunos têm um plano de rega e colhem os alimentos que são levados para a nossa cozinheira os preparar.
Para finalizar foi construído um espantalho e uma tabela de rega para todas as valências ficarem responsáveis por um dia da semana. A cidade de Santarém é muito quente a rega tem de ser diária, caso chova em abundância não é necessário regar. Os alunos estão consciencializados para a poupança de água.
O projeto no seu decorrer integrou momentos de aprendizagem partilha e cooperação entre todos os alunos e com os diversos intervenientes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: