Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim-Escola João de Deus - Santarém (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português e ciências

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

30

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quase todos os meses. E algumas vezes mais de que uma por mês. Vem ajudar na limpeza, plantação e manutenção da horta. Fazem palestras sobre a reciclagem, compostagem e outros temas relacionados com as próprias profissões.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A sua concretização realizámos um planeamento prévio assim que a intempérie deu tréguas. Limpámos a horta e semeamos e plantámos com a ajuda dos encarregados de educação na tarde aberta aos pais no âmbito da Eco Escolas.
Assim, iniciámos a abordagem ao tema nas turmas, através da visualização de cartazes de sensibilização para a importância de uma cultura sustentável, o 5º e 6º anos de escolaridade têm um projeto de compostagem para fertilizar a nossa horta e minimizar o desperdício alimentar. Através do conhecimento do mundo e estudo do meio ao ser introduzido o reino vegetal, induzimos os alunos para a observação direta do crescimento das plantas e a elaboração de sementeiras.
Posteriormente, as alfaces, couves, tomates, aboboras e curgetes que possamos colher será para a nossa alimentação. Os alunos têm um plano de rega e colhem os alimentos que são levados para a nossa cozinheira os preparar.
Para finalizar foi construído um espantalho e uma tabela de rega para todas as valências ficarem responsáveis por um dia da semana. A cidade de Santarém é muito quente a rega tem de ser diária, caso chova em abundância não é necessário regar. Os alunos estão consciencializados para a poupança de água.
O projeto no seu decorrer integrou momentos de aprendizagem partilha e cooperação entre todos os alunos e com os diversos intervenientes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos um placard, com tabelas de manutenção e rega para todas turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos com ajuda de pais, e professores. A fertilização foi doado estrume de animais por um encarregado de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Começamos no inicio de junho, com o projeto GIrobio da Câmara Municipal de Santarém, em que colocamos folhas velhas da horta, alimentos que sobram no refeitório e as cascas das frutas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ainda estamos no inicio

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

estamos no inicio

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para toda a comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Pela tabela que é feita.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

não houve

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

aulas de compostagem, aulas sobre o dia das arvores e outros temas relacionados com as ciências.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: