Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância de Matacães (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Áreas de Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As Famílias são envolvidas ao longo do ano.
Este ano iniciámos a partilha com o envio de 1 raminho de coentros, os quais recolhemos das plantas pré-existentes na "Hortinha" e que rebentaram aquando do início das chuvinhas.
Ainda só aconteceu uma vez, para que todas as Crianças pudessem levar um raminho para o Lar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Já partilhámos um enorme ramo de coentros, com o grupo de profissionais da cozinha do Centro de Dia ASAS. Os mesmos foram solicitados para a confeção de uma das refeições do dito Centro e do qual também recebemos as nossas refeições diárias (almoços), ao longo da semana e em contexto escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Esta manutenção é organizada com as Crianças que no próprio dia e pelo menos uma vez por semana, mostram mais interesse nos cuidados a ter com a "Hortinha".
Com o apoio de um adulto mais disponível no momento e durante a nossa exploração dos "Cantinhos de Exterior", e com a presença e orientações dadas pelo "Chefe Estrelinha", (Criança que é responsável pela orientação das tarefas, formação o "Comboio"... do dia), removem-se as ervas daninhas em excesso, verificam-se e observam-se as plantas... tudo em trabalho de equipa e como "Agricultores 5 Estrelinhas".

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em Pequenos Grupos de 3 Crianças e sempre com o apoio de um adulto.
Feita semanalmente e com o reaproveitamento das sobras das refeições (almoços e lanches), recolhidas e guardadas num pequeno balde na cozinha.
Com as sobras de algum pão, alguns alimentos cozidos e com as verduras das saladas (alface, tomate) e cascas de fruta dos almoços, de acordo e consoante a fruta que for fornecida ao jardim de infância durante a semana, frutas como: banana, maça, pera...; e saquetas do chá utilizados pelos adultos.
Costumamos realizar o dia de compostagem à 6ª feira.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sem minhocas. Apenas acrescentando alguma água e invertendo a posição do balde de compostagem, com o apoio de um adulto..

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade é reduzida e equivalente ao máximo de 2 baldes de "iogurte grego (recipientes reutilizados e reaproveitados para o efeito).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos vão sendo recolhidos ao longo do ano e sendo partilhados com as Famílias e o Centro de Dia ASAS!
Assim que existe quantidade mais relevante de algum alimento como alface ou cenouras, estes são utilizados na confeção das nossas saladas com a colaboração das Crianças e partilhadas às nossas refeiçõe:, almoço ou lanche entre Amiguinhos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É realizada semanalmente com o apoio de um adulto, em pequenos grupos de 3 ou 4 Crianças e consoante a observação e avaliação das necessidades da mesma por parte da terra que faz parte da "Hortinha".

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada semanalmente e aquando da gestão da rega e da recolha de alimentos prontos a utilizar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Durante o mês de janeiro já colaborámos com a recolha de coentros que foram incluídos na refeição de "Bacalhau à bráz", no Centro de Dia ASAS.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No que diz respeito às "Aulas na Horta" estas irão sendo realizadas como atividades relacionadas com "A nossa Hortinha é mágica e verdinha!", e ao longo do ano letivo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Esta horta está num dos nossos "Cantinhos de Exterior" laterais do nosso espaço de recreio ao ar livre, situada numa zona de sombra e que cresce dentro de um pequeno cubo em madeira, de tamanho acessível ao manusear livre das Crianças e repleto de terra saudável e de cor negra.

15.1. Link para a página da horta: