Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Jardim de Infância de Matacães (Torres Vedras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano iniciámos a partilha com o envio de 1 raminho de coentros, os quais recolhemos das plantas pré-existentes na "Hortinha" e que rebentaram aquando do início das chuvinhas.
Ainda só aconteceu uma vez, para que todas as Crianças pudessem levar um raminho para o Lar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Com o apoio de um adulto mais disponível no momento e durante a nossa exploração dos "Cantinhos de Exterior", e com a presença e orientações dadas pelo "Chefe Estrelinha", (Criança que é responsável pela orientação das tarefas, formação o "Comboio"... do dia), removem-se as ervas daninhas em excesso, verificam-se e observam-se as plantas... tudo em trabalho de equipa e como "Agricultores 5 Estrelinhas".
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Feita semanalmente e com o reaproveitamento das sobras das refeições (almoços e lanches), recolhidas e guardadas num pequeno balde na cozinha.
Com as sobras de algum pão, alguns alimentos cozidos e com as verduras das saladas (alface, tomate) e cascas de fruta dos almoços, de acordo e consoante a fruta que for fornecida ao jardim de infância durante a semana, frutas como: banana, maça, pera...; e saquetas do chá utilizados pelos adultos.
Costumamos realizar o dia de compostagem à 6ª feira.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Assim que existe quantidade mais relevante de algum alimento como alface ou cenouras, estes são utilizados na confeção das nossas saladas com a colaboração das Crianças e partilhadas às nossas refeiçõe:, almoço ou lanche entre Amiguinhos.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: