Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância de Carvalho (Ovar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

11

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com a oferta de sementes sempre que solicitadas e na manutenção do espaço.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta permitiu o envolvimento das famílias com a comunidade escolar, através do convívio nos momentos de limpeza do espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita com a participação das crianças e dos adultos sempre que há necessidade de limpeza ou do cultivo de novas culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do espaço é feita esporadicamente, quando as plantas precisam de espaço para se desenvolverem, daí a recolha de plantas daninhas.
Os familiares das crianças, trouxeram terra nova, com maior enriquecimento nutritivo do que a terra existente no jardim.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com a recolha de cascas de frutas dos lanches matinais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes são ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Destinado à família das crianças .

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a recolha de água da chuva, feita em baldes e sempre 3 necessário recorremos à utilização da água da rede de companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas dá-se de forma natural, com a observação das crianças, quando vão para o exterior.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A forma de combate, foi colocar sal em volta da planta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Incentivo para a prática uma boa alimentação.

15.1. Link para a página da horta: