Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio; .com; CN

3.3. N.º de alunos envolvidos:

329

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Presença de alunos nos intervalos a visitar a horta.
Aproveitamento de produtos hortícolas para consumo direto na Escola.
Manifestação do gosto dos alunos pelos espaços verdes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O professor faz-se acompanhas de alunos do clube de ciências e outros de alunos que estão na escola que vão "trabalhar" em tempos regulares três vezes por semana na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado pelo professor e pelos alunos com estrume de cavalo fornecido pela GNR.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As infestantes e restos de plantas cultivadas que já produziram e outros materiais vegetais, são transportadas pelos alunos num carrinho de mão até aos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces; favas; ervas aromáticas; couves; cebolas; feijão verde, batata, alho francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

50 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram consumidos no refeitório escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi feito a partir de um furo de água não tratada e por água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis que foram retirados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos cerca de 300 alunos, acompanhados pelo professor, em tempos diferenciados e por grupos turma visitaram a horta. Estes alunos tiveram a oportunidade de ver o que estava cultivado, como foi cultivado, como é feita a rega e quais são os cuidados para proteger as plantações .
O caldo verde do refeitório por três ocasiões foi confecionado com produção da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: