Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 e JI de Quinchães (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há quatro anos, incluindo este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio/ Oferta complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

88

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com terra, adubo e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Elaboração de uma salada com a alface da horta pedagógica e de um arroz de ervilhas com ervilhas colhidas da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela manutenção de um canteiro.
A rega dos canteiros é feita logo de manhã, antes das aulas começarem, pela coordenadora.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita pelos funcionários da Junta de Freguesia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi solicitado um compostor ao município mas infelizmente não foi entregue na escola. Daí não termos conseguido iniciar o processo de compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas foram as seguintes:
Ervilhas;
Couves;
Alfaces;
Cenouras;
Salsa;
Pimentos;
Hortelã

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ervilhas- 3Kg
Couves - 3kg
Alfaces - 5 Kg
Cenouras - 2Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram consumidos na cantina da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com um regador, usando a água da chuva; nomeadamente para as arvores de fruto; uma vez que, a mangueira não chega a todas as árvores.
No que diz respeito à horta, a rega é feita com uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: