Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciência Naturais (Centro de Apoio à Aprendizagem)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Utilizar os produtos cultivados na confecção de comidas na cozinha pedagógica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada pelos alunos do CAA, no tratamento da terra e das plantas que se encontram cultivadas.
Quanto à distribuição de tarefas, é organizado por pequenos grupos com os diferentes docentes e a colaboração do nosso assistente operacional.

7. Como é feita a preparação do solo?

Existe um compostor para a recolha de resíduos alimentares e outras ervas, de forma a utilizar-se para fertilizar a terra .
Também é realizada a limpeza de ervas daninhas sempre que se justifique, assim como a mobilização dos cultivos consoante as épocas do ano.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com a recolha de resíduos alimentares e outras ervas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Fruta: morangos;
- Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, orégãos e salsa;
- Legumes: espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para a confecção de pratos gastronómicos (sopas, quiches, saladas, ...) na cozinha pedagógica.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por sistema de regas (mangueiras com pichos).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Aves (casal de granizos e filhote)

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Manutenção da horta retirando as ervas daninhas e a realização de rega sempre que necessário. Isto tudo realizado pelos alunos, professores e assistente operacional.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Reciclagem de borras de café para produção de adubos naturais (esvaziamento de cápsulas de café, colocando as borras no compostor e as cápsulas reutilizadas para outras atividades escolares ou promovidas pela Câmara Municipal de Águeda).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As paredes da estrutura da estufa são elaboradas com garrafas de plástico de litro e meio e com barrotes de madeira como suporte.

15.1. Link para a página da horta: