Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Estômbar, Lagoa (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

15

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Tempo projeto, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

104

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram com sementes, podas e adubo natural dos animais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Todos colaboram e têm gosto em manter. Também contribui para os alunos experimentarem novos alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um aluno "responsável pela horta" que está sempre presente nas tarefas da horta e organiza os grupos de alunos (que vão alternando). Este aluno é sempre acompanhado por uma funcionária responsável da tarefa e/ou a professora.

7. Como é feita a preparação do solo?

O aluno responsável da horta conjuntamente com um grupo de trabalho (rotativo) vai realizando as tarefas necessárias.
Por vezes, quando as tarefas são maiores e/ou urgentes, vai a turma da coordenadora do eco-escola dividida em pequenos grupos para realizar os trabalhos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate, batata, morangos, fisálias, couves, favas, ervilhas...
(consoante as podas ou sementes que vão sendo dadas pelas familias).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como vamos apanhando e degustando (em pequenos grupos ou em grupo/escola), este ano não temos noção exata dos kg de cada plantação.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos degustarem.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é gerida pelo aluno responsável da horta conjuntamente com pequenos grupos rotativos, sob a vigilância de uma professora ou funcionária.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Frequentemente. Quase diáriamente pelo aluno responsável da horta (com vários grupos de apoio).

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Frequentes provas de alimentos.
Dia da alimentação e Dia da família: colheita e prova de alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: