Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Palhais (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro 2025

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Articulação disciplinar do pré escolar e 1.º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

106

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Mensalmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos demonstram empenho e entusiamo em todas as tarefas realizadas na horta, assim como toda a comunidade educativa (famílias, assistentes operacionais e professores). Este ano letivo a Camara Municipal do Barreiro colaborou connosco, trazendo terra para a horta, colocando o sistema de rega gota a gota, oferecendo um carrinho de mão e regadores, vasos e suportes para os vasos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um horário semanal para ir trabalhar na horta: apanhar ervas daninhas, colher legumes, tratar a terra, regar e plantar novos legumes.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado e foram retiradas pedras e ervas daninhas por crianças, professores e assistentes operacionais. Não foi utilizado qualquer tipo de fertilizantes.
O espaço foi organizados em canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Manjericão e tomate: o manjericão afasta pragas e melhora o crescimento do tomate.
Repolho com cebola: a cebola afasta pragas e melhora o crescimento do repolho.
Alface com cenoura: a alface protege a cenoura da luz solar, enquanto a cenoura pode melhorar o crescimento da alface.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Por volta de 50kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Em cada turma é realizado um sorteio dos produtos que posteriormente são levados pelas crianças para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é diária nos períodos noturnos através do sistema gota a gota.
As crianças durante o seu horário de trabalho na horta fazem rega com regador,

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foram encontradas pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Registos gráficos dos legumes cultivados e exploração da constituição das plantas nas disciplina de estudo do meio/conhecimento do mundo e cidadania.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta foi uma mais valia para a nossa escola. As crianças tem tido muitas experiencias enriquecedoras e vivem momentos de grande alegria nestes momentos.

15.1. Link para a página da horta:

Não fizemos meio de comunicação especifico para a horta. Contudo enviamos um link de uma publicação da Autarquia sobre o dia Eco Escolas, onde vem mencionada a horta. https://www.facebook.com/share/p/1C4x18586Q/?mibextid=wwXIfr