Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB Almada Negreiros - Bicesse (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

São 16 m2 aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, estudo do meio e português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

94

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprendem a proveniência de alguns legumes, podem observar o seu crescimento de forma biológica e o seu cultivo. Têm contacto com a biodiversidade existente na horta. Estas experiências e aprendizagens são partilhadas em casa com as famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas de manutenção são repartidas pelas diversas turmas em pequenos grupos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Após a colheita de inverno, irá proceder-se à cava e depois o solo levará estrume biológico, um de compra outro trazido de casa pelos alunos, como cascas de ovos e cartão

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Iremos plantar alfaces, morangos tomate cherry e cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Estima-se que sejam produzidos 10 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

É destinado a aprendizagem dos alunos e desenvolvimento de competências.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com bacias que são colocadas junto à horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Junto à horta serão plantados arbustos de bordadura que servirão de abrigo para insetos que vão controlar as pragas. Serão absinto, alecrim, jasmim e cravo túnico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas em redor da horta ocorrem uma vez por semana com cada turma e são adaptadas à temática que está a ser trabalha em sala.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: