Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Temos programado o “Dia do Eco-escolas” para o mês de junho, que será aberto à comunidade e que incluirá visita guiada à horta e workshop para Pais/EE.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Quanto aos alunos, temos vindo a notar cada vez maior interesse em participarem, voluntariamente, nos trabalhos da horta. Temos notado melhoria de capacidades, quer intelectuais, quer motoras (maior destreza manual e de orientação espacial, por exemplo). O interesse pela escola tem aumentado, especialmente no caso de alunos com maiores dificuldades ao nível intelectual e mais desinteressados pelo ensino. O espaço da horta tem funcionado, inclusive, como terapêutico, quer ocupando os alunos mais problemáticos ao nível comportamental, quer funcionando como calmante para alunos mais irrequietos ou com problemas de controlo da agressividade.
Os Workshops da Horta, que mais não são do que aulas práticas, ao ar livre, os alunos percebem que muitos dos conceitos e aprendizagens que adquirem na sala de aula, de forma mais teórica, têm aplicação prática e que ajudam a resolver problemas e situações do dia-a-dia.
Em relação à comunidade escolar do Agrupamento tem sido influenciadora de boas práticas. O Jardim-de-Infância de Alcains, motivado por nós e pela nossa prática (e com a nossa ajuda), revitalizou o espaço para horta, continuando a pôr em prática o Projeto “A horta no Jardim-de-Infância” e ali onde realizam diversas atividades com as suas crianças. Por seu lado, um pouco influenciados pelo nosso trabalho, já foram criadas pequenas hortas noutros estabelecimentos de ensino do 1º ciclo, como seja na Póvoa de Rio de Moinhos, Tiakhas e S. Vicente da Beira.
Temos tido várias solicitações de adultos da escola e até exteriores à escola, que nos vêm questionar sobre práticas de agricultura biológica, como por exemplo, que plantar ou semear na horta em determinado período.
Através das publicações online (Página no Facebook), contribuímos, no nosso entender, para a consecução do Projeto Educativo. A maioria das publicações da Horta são partilhadas pelo Agrupamento.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção diária, como regar, sachar, mondar, etc, vai sendo feita essencialmente no intervalo do almoço, por uma das auxiliares ou das professoras coordenadoras, sempre com ajuda (voluntária) de alunos, em especial os que almoçam na escola, de todos os anos de escolaridade. Começa-se a notar, inclusivamente alguma autonomia dos alunos, que já realizam tarefas sozinhos. São muitas vezes eles que vêm perguntar se não “vamos para a horta” e o que é preciso fazer.
Nos períodos de interrupção letiva, nomeadamente no verão, o trabalho de manutenção, nomeadamente rega, é feito pelos adultos envolvidos no projeto, de forma rotativa.
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização do solo foi feita manualmente, com apoio de ferramentas de mão.
A limpeza é feita sempre que se torna necessário (retirar folhagem velha, algumas ervas, sachar…). As folhas e as ervas, desde que não apresentem doenças ou sementes maturadas, são colocadas na pilha de compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
No caso da lagarta da couve temos usado a velha técnica de “catar as lagartas”. Contra as lesmas temos utilizado vasos invertidos e a retirada manual da horta. Também já temos usado cinza e casca de ovo perto de algumas plantas para as afastar. Neste momento já temos a espiral de aromáticas no centro da Horta, com plantas que repelem algumas pragas.
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12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
No caso da lagarta da couve temos usado a velha técnica de “catar as lagartas”. Contra as lesmas temos utilizado vasos invertidos e a retirada manual da horta. Também já temos usado cinza e casca de ovo perto de algumas plantas para as afastar. Neste momento já temos a espiral de aromáticas no centro da Horta, com plantas que repelem algumas pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Nota-se que os alunos já começam a influenciar algumas práticas dos avós e pais, nas suas hortas familiares ou de varanda, em especial no que diz respeito à compostagem.
Não tanto como gostaríamos (por fata de tempo das coordenadoras), mas a Horta tem sido um ótimo lugar para aulas ao ar livre, orientadas ou não pelas coordenadoras.
15.1. Link para a página da horta: