Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

4 pequenos canteiros...aproximadamente 24 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias têm participado sobretudo de forma indireta, quer acompanhando online a a atividade da horta, através da Página de Facebook , quer oferecendo alguns cultivares para plantar ou sementes para semear. Ultimamente temos feito algumas trocas de sementes e plantinhas novas (couves, acelgas, tomate…).
Temos programado o “Dia do Eco-escolas” para o mês de junho, que será aberto à comunidade e que incluirá visita guiada à horta e workshop para Pais/EE.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Passados quatro anos da criação da Horta podemos afirmar que ela tem tido impacto nos alunos e na comunidade escolar e até local.
Quanto aos alunos, temos vindo a notar cada vez maior interesse em participarem, voluntariamente, nos trabalhos da horta. Temos notado melhoria de capacidades, quer intelectuais, quer motoras (maior destreza manual e de orientação espacial, por exemplo). O interesse pela escola tem aumentado, especialmente no caso de alunos com maiores dificuldades ao nível intelectual e mais desinteressados pelo ensino. O espaço da horta tem funcionado, inclusive, como terapêutico, quer ocupando os alunos mais problemáticos ao nível comportamental, quer funcionando como calmante para alunos mais irrequietos ou com problemas de controlo da agressividade.
Os Workshops da Horta, que mais não são do que aulas práticas, ao ar livre, os alunos percebem que muitos dos conceitos e aprendizagens que adquirem na sala de aula, de forma mais teórica, têm aplicação prática e que ajudam a resolver problemas e situações do dia-a-dia.
Em relação à comunidade escolar do Agrupamento tem sido influenciadora de boas práticas. O Jardim-de-Infância de Alcains, motivado por nós e pela nossa prática (e com a nossa ajuda), revitalizou o espaço para horta, continuando a pôr em prática o Projeto “A horta no Jardim-de-Infância” e ali onde realizam diversas atividades com as suas crianças. Por seu lado, um pouco influenciados pelo nosso trabalho, já foram criadas pequenas hortas noutros estabelecimentos de ensino do 1º ciclo, como seja na Póvoa de Rio de Moinhos, Tiakhas e S. Vicente da Beira.
Temos tido várias solicitações de adultos da escola e até exteriores à escola, que nos vêm questionar sobre práticas de agricultura biológica, como por exemplo, que plantar ou semear na horta em determinado período.
Através das publicações online (Página no Facebook), contribuímos, no nosso entender, para a consecução do Projeto Educativo. A maioria das publicações da Horta são partilhadas pelo Agrupamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita quase diariamente (durante o período letivo) pelos professores coordenadores, com ajuda de Assistentes Operacionais e alunos (de forma voluntária). Os trabalhos principais (fertilização, sementeira, plantação, recolha de sementes, construção da pilha, transformação dos vegetais…) são feitos por turmas inteiras e seus professores, que são convidados a vir à Horta em dia e hora combinados, através de Workshos. Todas as turmas são envolvids, à vez.
A manutenção diária, como regar, sachar, mondar, etc, vai sendo feita essencialmente no intervalo do almoço, por uma das auxiliares ou das professoras coordenadoras, sempre com ajuda (voluntária) de alunos, em especial os que almoçam na escola, de todos os anos de escolaridade. Começa-se a notar, inclusivamente alguma autonomia dos alunos, que já realizam tarefas sozinhos. São muitas vezes eles que vêm perguntar se não “vamos para a horta” e o que é preciso fazer.
Nos períodos de interrupção letiva, nomeadamente no verão, o trabalho de manutenção, nomeadamente rega, é feito pelos adultos envolvidos no projeto, de forma rotativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é fertilizado com composto orgânico que nós próprios obtemos com a pilha de compostagem e algum estrume (caganita) de ovelha (criadas em regime bio).
A mobilização do solo foi feita manualmente, com apoio de ferramentas de mão.
A limpeza é feita sempre que se torna necessário (retirar folhagem velha, algumas ervas, sachar…). As folhas e as ervas, desde que não apresentem doenças ou sementes maturadas, são colocadas na pilha de compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e flores das árvores da escola e erva da escola (quando cortada ou arrancada nos jardins da escola, praças das árvores); palha e feno; restos de vegetais (cascas de batata, restos de hortaliças, etc) e cascas de fruta (da cantina e que alguns professores e auxiliares trazem de casa); restos das plantas da horta (desde que não doentes); borras de café; estrume de ovelha (caganita de ovelha); alguma terra; cartão (sem tintas); cinza (não muita); casca de ovo…

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas,ervilhas,tomate,milho,morangos,couves...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

50 kilogramas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A monotorização de pragas e doenças é feita com alguma assiduidade. Logo que se deteta algum problema, tentamos “atacar” logo (com processos naturais) para que não avance. Não podemos deixar o problema avançar, pois as caldas naturais não são tão agressivas e não combatem tão depressa a doença. Mas não faz mal, pois preferimos perder a cultura e não usar produtos químicos na nossa linda e saudável hortinha! Utilizamos sobretudo calda de sabão azul (contra o afídeo , por exemplo) e macerado de cebola e alho (contra o míldio do tomateiro, etc).
No caso da lagarta da couve temos usado a velha técnica de “catar as lagartas”. Contra as lesmas temos utilizado vasos invertidos e a retirada manual da horta. Também já temos usado cinza e casca de ovo perto de algumas plantas para as afastar. Neste momento já temos a espiral de aromáticas no centro da Horta, com plantas que repelem algumas pragas.
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12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização de pragas e doenças é feita com alguma assiduidade. Logo que se deteta algum problema, tentamos “atacar” logo (com processos naturais) para que não avance. Não podemos deixar o problema avançar, pois as caldas naturais não são tão agressivas e não combatem tão depressa a doença. Mas não faz mal, pois preferimos perder a cultura e não usar produtos químicos na nossa linda e saudável hortinha! Utilizamos sobretudo calda de sabão azul (contra o afídeo , por exemplo) e macerado de cebola e alho (contra o míldio do tomateiro, etc).
No caso da lagarta da couve temos usado a velha técnica de “catar as lagartas”. Contra as lesmas temos utilizado vasos invertidos e a retirada manual da horta. Também já temos usado cinza e casca de ovo perto de algumas plantas para as afastar. Neste momento já temos a espiral de aromáticas no centro da Horta, com plantas que repelem algumas pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Afídeo (fava e feijão), oídio (ervilha), lagarta da couve e ataque de pássaros à semente da couve e dos cereais (trigo, centeio e cevada). No caso da lagarta, fez-se a sua irradicação através de retirada manual dos cultivares atacados. No caso dos pássaros, fizemos espanta pardais, com fitas coloridas e esvoaçantes em que se reutilizou sacos de ração de cães e gatos. Para combater o afídeo usámos calda natural de sabão azul com um pouco de álcool.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Limpeza da horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de especies de Primavera.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Apadrinhamento de árvores da escola.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A Horta releva-se como um espaço que embeleza do espaço escolar, que atrai os alunos como zona de bem-estar e lazer, nas horas de intervalo e almoço, revelando-se uma das suas zonas privilegiadas de convívio.
Nota-se que os alunos já começam a influenciar algumas práticas dos avós e pais, nas suas hortas familiares ou de varanda, em especial no que diz respeito à compostagem.
Não tanto como gostaríamos (por fata de tempo das coordenadoras), mas a Horta tem sido um ótimo lugar para aulas ao ar livre, orientadas ou não pelas coordenadoras.

15.1. Link para a página da horta:

https://m.facebook.com/hortabioalcains/