Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde sempre, com mais reforço nos últimos anos

2. Área aproximada da horta (m²):

mais de 200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-Escolar e 1º ciclo Tempos Livres

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Por exemplo no dia da mãe/ do pai/ dia da família/ festas temáticas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Motivação para a agricultura biológica
Reconhecimento do trabalho agrícola e o seu impacto
Diminuição dos custos na alimentação através do consumo próprio

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Colaboradores afetos ao serviço agrícola.

7. Como é feita a preparação do solo?

Trabalho manual e com apoio da comunidade, com máquinas agrícolas.
Recurso à compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com materiais da cozinha e outros, em compostor fornecido pelo município.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas
Tomates
Cebolas
Alfaces
Alho francês
Couves
Pimentos
Feijão

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Batatas (400 kg)
Cebolas (200 kg)
Alfaces (20 kg)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio (refeições escolares)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Principalmente, quase a 100%, com furo de água próprio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre, por colaboradora afeta ao serviço agrícola.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira com produtos da Horta com envolvimento da comunidade

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades de trabalho na terra preparadas ou de modo informal.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Potenciar a educogenia ambiental.

15.1. Link para a página da horta: