Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 120 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Físico-Químicas e Ciências Naturais e Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

35

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O trabalho na horta foi feito por alunos de turmas do ensino básico e por alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e do curso PIEF que manifestaram interesse em desenvolvê-lo.
Os diversos trabalhos na horta permitiram o convívio ao ar livre durante a preparação do terreno, durante a manutenção, bem como a rega da horta e a colheita de produtos.
Os alunos puderam observar e acompanhar o desenvolvimento das várias espécies de plantas e o seu crescimento.
A horta permitiu aos alunos desenvolver competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e de técnicas básicas de agricultura.
Recebemos um feedback muito positivo por parte da comunidade escolar para a qualidade e sabor dos produtos provenientes da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Após a lavra do terreno, os alunos do centro de apoio à aprendizagem limparam o terreno das ervas daninhas e o espaço da horta foi dividido em 4 longos canteiros, separados por caminhos.
Como a primavera foi chuvosa, não houve necessidade de rega, de março a maio. Em maio instalou-se um sistema de rega gota a gota.
Durante os mês de junho manutenção da horta foi feita de acordo com a disponibilidade dos professores e dos alunos intervenientes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em janeiro a horta foi lavrada com ajuda de trator da câmara, pois o terreno encontrava-se muito duro e difícil de trabalhar. Depois a preparação e limpeza do solo foi feita à mão, utilizando enxadas e ancinhos.
Neste trabalho participaram alguns alunos do ensino básico, durante os tempos livres na escola e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e professores.
A fertilização foi feita com fertelizante natural, proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos orgânicos vegetais provenientes da cantina dos alunos e do bar de professores

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces - 3 espécies, tomates- 3 espécies, beterraba, rábanos, pimentos verdes e vermelhos, alho francês, courgettes, morangueiros, batatas, rúcula e salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca 3 Kg semanais, nos meses de maio e junho.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cerca de dois em 2 dias, consoante o período do ano.
A partir de junho será instalado um sistema de rega gota a gota que aproveita a água da chuva recolhida num depósito de 1000 litros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita através da observação direta, diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas que comeram algumas alfaces, recém plantadas. Para combater esta praga colocou-se borras de café cercando o pé de cada alface e fez-se um combate noturno às mesmas. Colocou-se uma cerca protetora à volta da horta, tendo-se extinguido esta praga.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta com alunos do curso PIEF e do centro de Apoio à Aprendizagem.
Instalação de um sistema de rega gota a gota a partir de um depósito de recolha de água da chuva.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Construção de um espantalho para a horta, pelos alunos do Centro de apoio à aprendizagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Celebração do dia da Vera Cruz, com construção de uma cruz pelos alunos do Centro de apoio à aprendizagem, enfeitada com flores silvestres, oriundas do campo da escola e com a participação do grupo etnográfico de Eiras

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://sites.google.com/esdomdinis.pt/ddverde/horta-biol%C3%B3gica?authuser=0