Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

8o metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Físico-Químicas e Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Após a lavra do terreno, os alunos do centro de apoio à aprendizagem limparam o terreno das ervas daninhas e o espaço da horta foi dividido em 3 longos canteiros, separados por caminhos.
Como a primavera foi chuvosa, não houve necessidade de rega, de março a maio. Em maio instalou-se um sistema de rega gota a gota.
Durante os meses de junho e julho manutenção da horta foi feita de acordo com a disponibilidade dos professores e dos alunos intervenientes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em janeiro a horta foi lavrada com ajuda de trator da câmara, pois o terreno encontrava-se muito duro e difícil de trabalhar. Depois a preparação e limpeza do solo foi feita à mão, utilizando enxadas e ancinhos.
Neste trabalho participaram alguns alunos do ensino básico, durante os tempos livres na escola e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e professores.
A fertilização foi feita com o adubo natural, proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos orgânicos vegetais provenientes da cantina dos alunos e do bar de professores

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces - 3 espécies, curgetes, tomates- 2 espécies, beterraba, rabanetes, abóbora,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas que comeram algumas alfaces, recém plantadas. Para combater esta praga colocou-se borras de café cercando o pé de cada alface e fez-se um combate noturno às mesmas. Colocou-se uma cerca protetora

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: