Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB de Fareja (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- conhecer e praticar a agricultura biológica;
- contactar diretamente e valorizar os produtos hortícolas (através do consumo dos produtos da horta);
- acompanhar as fases de crescimento das diferentes culturas;
- aumentar a literacia associada à biodiversidade; (pesquisas dos nomes dos legumes, ervas aromáticas, árvores de fruto,...)
- fomentar uma alimentação saudável e sustentável;
- rentabilizar o espaço exterior
- promover nos alunos comportamentos de preservação dos espaços exteriores (são os próprios a evitar pisar a horta para não a deteriorarem)
- articulação entre a escola e a comunidade (partilha de técnicas, ideias, sementes e plantas)
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas e ervilhas.
Couve e tronchudas.
Tomate cherry e pimentos.
Alface frisada e alface roxa.
Beterraba e batata.
Chuchu e pepino.
Feijão e couve.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Nabiça-couve - 3kg
Limões - 15 kg
Ervilhas de quebrar - 4 kg
Favas - 4 kg
Alface - 3 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Hortelã alguns molhos
Alecrim alguns molhos
Salsa alguns molhos
Cidreira alguns molhos e chá.
Alguns morangos que foram distribuídos pelos alunos.
Alguns dos produtos da horta são consumidos na escola para confeção de saladas e realização diária de chás. As frutas são consumidas pelas crianças e adultos.
Como na escola não há confeção de refeições, os outros produtos, são vendidos nas feiras de outono e de primavera a toda a comunidade educativa.
Ainda temos mais espécies de legumes em crescimento para posterior colheita.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando não há água recolhida da chuva é utilizada a água da companhia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Ao nível da logística e também nas compras; os alunos, professores e assistentes operacionais na montagem e organização da feira. Os alunos vivem estas atividades com muito entusiasmo e gostam de fazer o papel de vendedores, e de pequenos produtores de alguns legumes e frutos biológicos que colhem na nossa horta. Trabalham-se competências esseciais de uma forma lúdica. Toda a comunidade aprecia estas iniciativas e esforça-se por colaborar e estar presente.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta tem sido um bom veículo de conhecimento para os alunos, principalmente no que diz respeito a conhecer alguns produtos hortícolas e perceber como são plantados e semeados, compreender e acompanhar o seu crescimento e aprender a sua importância para uma alimentação saudável e equilibrada. É também muito importante verificar o crescimento das plantas sem a utilização de fertilizantes químicos, que são prejudiciais para a saúde e para o ambiente, e compreender que é possível fazer o nosso fertilizante com a utilização do resultado da compostagem de restos da nossa alimentação.
15.1. Link para a página da horta: