Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB de Fareja (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11

2. Área aproximada da horta (m²):

48

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

31

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam através da doação de plantas e sementes, na preparação da terra e também ajudam com algumas instruções sobre a melhor forma e a época de plantação e sementeira dos produtos agrícolas. Constituem-se como famílias cooperantes sempre que solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na escola permite:
- conhecer e praticar a agricultura biológica;
- contactar diretamente e valorizar os produtos hortícolas (através do consumo dos produtos da horta);
- acompanhar as fases de crescimento das diferentes culturas;
- aumentar a literacia associada à biodiversidade; (pesquisas dos nomes dos legumes, ervas aromáticas, árvores de fruto,...)
- fomentar uma alimentação saudável e sustentável;
- rentabilizar o espaço exterior
- promover nos alunos comportamentos de preservação dos espaços exteriores (são os próprios a evitar pisar a horta para não a deteriorarem)
- articulação entre a escola e a comunidade (partilha de técnicas, ideias, sementes e plantas)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada pelas três turmas da escola, acompanhadas pelos respetivos professores e também pelas assistentes operacionais quando é efetuada ao fim do dia, fora das horas letivas,nomeadamente a rega nos dias de maior calor. São os alunos que regam, tiram as ervas e vigiam o crescimento das plantas com a supervisão dos professores e assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo inicia-se pela limpeza que é realizada manualmente pelos alunos e adultos da escola. Para a fertilização do solo é utilizado o composto do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas da fruta que os alunos comem na escola, com as sobras das refeições, com as ervas retiradas da horta e do jardim, folhas das árvores, e tudo o que provém da manutenção da horta. Estes biorresíduos são colocados no compostor artesanal instalado na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alhos e cebolas.
Favas e ervilhas.
Couve e tronchudas.
Tomate cherry e pimentos.
Alface frisada e alface roxa.
Beterraba e batata.
Chuchu e pepino.
Feijão e couve.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couve portuguesa - 6 kg
Nabiça-couve - 3kg
Limões - 15 kg
Ervilhas de quebrar - 4 kg
Favas - 4 kg
Alface - 3 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alhos alguns molhos
Hortelã alguns molhos
Alecrim alguns molhos
Salsa alguns molhos
Cidreira alguns molhos e chá.
Alguns morangos que foram distribuídos pelos alunos.
Alguns dos produtos da horta são consumidos na escola para confeção de saladas e realização diária de chás. As frutas são consumidas pelas crianças e adultos.
Como na escola não há confeção de refeições, os outros produtos, são vendidos nas feiras de outono e de primavera a toda a comunidade educativa.
Ainda temos mais espécies de legumes em crescimento para posterior colheita.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta e dos vários pneus com plantas aromáticas, bem como dos morangueiros, é feita, quando possível, através do aproveitamento da água da chuva em alguns recipientes.
Quando não há água recolhida da chuva é utilizada a água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita quinzenalmente, pelos alunos com o auxílio de uma avó agricultora.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A maior praga que, este ano letivo, atacou a nossa horta foram os caracóis. A sua existência foi combatida através da colocação de cascas de ovo, borras de café e cinza na terra, de forma alternada. Este ano letivo ainda é pretendido, pintar uma parte do tronco das árvores de fruto com cal, de forma a evitar a subida de pragas rastejantes.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano letivo realizaram-se a Feira de outono e a Feira da primavera, tendo-se constatado que são uma mais valia na aproximação da comunidade à escola. Nestas feiras, abertas à comunidade, estiveram envolvidos: os Encarregados de Educação através das suas doações e compras, os representantes da Junta de Freguesia, os representantes da Câmara Municipal, e os membros da direção do Agrupamento.
Ao nível da logística e também nas compras; os alunos, professores e assistentes operacionais na montagem e organização da feira. Os alunos vivem estas atividades com muito entusiasmo e gostam de fazer o papel de vendedores, e de pequenos produtores de alguns legumes e frutos biológicos que colhem na nossa horta. Trabalham-se competências esseciais de uma forma lúdica. Toda a comunidade aprecia estas iniciativas e esforça-se por colaborar e estar presente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Germinação do Feijão: após a realização da experiência da germinação do feijão, plantou-se na horta o feijoeiro gerado na experência e analisaram-se na horta, os fatores do ambiente que condicionam a vida das plantas: luz, água, solo e temperatura, bem como as partes comestíveis nas diferentes plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de salada de alface colhida na horta. Os alunos colhem alguns pés de alface para fazer uma salada que foi complementar a refeição do dia.Até ao momento, já se confecionaram duas saladas, mas no mês de junho, pretende-se confecionar uma salada por semana.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Através da horta, os alunos desenvolvem o conhecimento de espécies e necessidades de cada uma das plantas existentes na horta e no jardim da escola, bem como uma melhor compreensão do que são espécies invasoras e pragas. As pesquisas efetuadas neste âmbito têm contribuido para uma maior literacia digital dos alunos. As várias atividades realizadas em prol da horta revestem-se de significado para os alunos que, de uma forma palpável, melhor compreendem e valorizam o meio rural em que estão inseridos e o conhecimento de algumas pessoas que os rodeiam. Não menos importante é o facto dos alunos também aprenderem a respeitar a natureza e a conhecer quais as espécies de plantas que mais se adaptam ao nosso clima e à época do ano. De destacar, o visível acréscimo no consumo de legumes e frutas pelos alunos quer nas refeições, quer nos lanches, por associação ao facto de estarem a consumir o que produziram.
A horta tem sido um bom veículo de conhecimento para os alunos, principalmente no que diz respeito a conhecer alguns produtos hortícolas e perceber como são plantados e semeados, compreender e acompanhar o seu crescimento e aprender a sua importância para uma alimentação saudável e equilibrada. É também muito importante verificar o crescimento das plantas sem a utilização de fertilizantes químicos, que são prejudiciais para a saúde e para o ambiente, e compreender que é possível fazer o nosso fertilizante com a utilização do resultado da compostagem de restos da nossa alimentação.

15.1. Link para a página da horta: