Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

4 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O aparecimento das plantações na horta escolar permitiu aos alunos observar o crescimento das plantas, promovendo o contacto direto com a natureza e a valorização do cultivo sustentável.
No final os alunos que plantaram comem os frutos e legumes plantados.
O trabalho é realizado pela Valência de Ensino Estruturado Integrada no Centro de Apoio à Aprendizagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos da Valência de Ensino Estruturado em conjunto com os professores e assistente operacionais têm uma escala semanal para a rega das plantações e retirar a ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Começa por se tirar as ervas. Coloca-se composto orgânico (com cascas e restos de jardim) para enriquecer o solo e faz-se as plantações sem qualquer outro tipo de fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, couve coração, alface, tomate, pimento, batatas, cebola. Maracujá. Ervas aromáticas: salsa, coentros, ruibarbo, camomila, aipo, segurelha, funcho, cidreira, cebolinho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2 kg de morangos
2 kg de couve coração
1 kg de alface
0,2 kg de tomate
0,4 kg de pimento
1kg de batatas
0,5 kg de cebolas
0,2 kg de salsa, coentros, ruibarbo, camomila, aipo, segurelha, funcho, cidreira, cebolinho

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Degustação de frutos pelos alunos, professores e assistentes operacionais.
Confeção de saladas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam com baldes com água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada a assinalar.

15.1. Link para a página da horta:

Não tem.