Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB de Monte (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

22 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática, Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Expressões e Oferta Complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

62

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez que a Escola Básica de Monte se encontra numa zona rural, as famílias têm, na sua maioria, uma horta em casa. Na escola quisemos dar liberdade aos alunos juntamente com professores e auxiliares realizarem o trabalho necessário. As famílias são informadas, sempre que são solicitadas, contribuem com plantas/sementes/materiais (tintas/madeiras/palha/entre outros) de forma a enriquecer e melhorar o espaço da nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A parceria com a Junta de Freguesia que nos fornece todo o material necessário bem como espécies para plantar na horta.
O facto de os alunos acompanharem todo o processo desde o tratamento da terra (reabilitação da horta) plantação ou sementeira em diferentes alturas, limpeza de ervas daninhas até à colheita dos diferentes alimentos e o facto de os poderem provar fornece muito conhecimento que as histórias ou os manuais por si só não contemplam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A plantação foi realizada pelos alunos, organizados em pequenos grupos, com supervisão e ajuda de adultos responsáveis (professores e funcionários).
A manutenção e rega é realizada de forma rotativa, por grupos, com acompanhamento dos professores ou funcionários.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada manualmente e de forma tradicional, ou seja, com enxadas e posteriormente uniformizado com ancinhos.
Seguidamente, foi fertilizado com compostagem bio, à base de restos de plantas e de folhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de folhas, ramos do jardim da escola, cascas de fruta (lanche dos alunos/professores/funcionários) ou restos (folhagem/raízes) dos vegetais da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebola; couve; alface; curgete; tomate; ervilha; morango, pepino, salsa e batata.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento, aproximadamente:
1000g de alface; 500g de cebolas; 1500g de ervilha; morango 1000g.

Ainda existem produtos em crescimento que serão posteriormente colhidos e pesados.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã cedo, mal abre a escola, com um regador aproveitando a água da chuva acumulada nos contentores para o efeito, sempre que estes se encontrem cheios.
Nas semanas que não chove, a rega faz-se com água da rede, preferencialmente de manhã para poupar o consumo de água e as outras culturas resistirem melhor ao calor durante o dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Uma funcionária faz a verificação após a rega, diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A atividade "Festa de outono" foi realizada no Outono tendo toda a Comunidade Escolar estado envolvida, os alunos trouxeram de casa alguns bens alimentares para a feira.
Esta atividade serviu para por um lado, alertar para o consumo de alimentos biológicos /alimentação saudável, por outro lado escoar os produtos produzidos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A atividade "Aulas na Horta" foi desenvolvida duas vezes por cada turma M0, M1,M2/3 e M4, em diferentes fases do processo de produção de forma a sensibilizar os alunos para a importância da criação e manutenção das Hortas Bio nas escolas, do trabalho colaborativo e sustentabilidade.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Até ao momento, foi realizada uma salada de alface e cebola para acompanhar o almoço na escola.
Posteriormente, poderão ser confecionadas mais refeições ou saladas, pois as culturas ainda estão em desenvolvimento (tomate, pepino, curgete, batata).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta na escola é sempre um espaço de interesse e aprendizagem para os alunos. Muitas vezes, nos intervalos, estes vão lá espreitar a sua evolução e a sua biodiversidade.

15.1. Link para a página da horta: