Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano 2000.

2. Área aproximada da horta (m²):

99m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizar para as vantagens da agricultura biológica.
Praticar a agricultura biológica, para proporcionar aos alunos conhecimentos que possam ser aplicados e reproduzidos nas hortas das famílias.
Estimular o trabalho em equipa, alunos, professores e funcionários, respeitar e valorizar o trabalho dos outros.
Desenvolver a autonomia e capacidade de organização do trabalho.
Aumentar o sentido de responsabilidade e compromisso pessoal.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida por setores e faz-se o plantio de forma rotativa de espécies hortícolas, como por exemplo, repolho, couve portuguesa, alface e alho-francês.
De uma forma geral, são os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem que fazem as tarefas de manutenção da horta.
Quanto à repartição de tarefas, antes da ida para a horta é registado no quadro da sala as tarefas que cada aluno deverá concretizar, bem como, o material necessário. Após esta distribuição, cada grupo prepara o material a utilizar e encaminha-se para a horta.
As tarefas de manutenção realizadas são: rega manual com materiais reciclados feitos pelos alunos, monda de erva, colha de produtos hortícolas, sachar, semear e plantar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase, a terra foi cavada com o motocultivador, aproveitando-se as ervas para o composto.
Foi utilizado também fertilizante natural (estrume de cavalo) composto feito a partir da compostagem e adubos orgânicos, ficando a terra a descansar durante algum tempo.
Após este período de tempo, deu-se início à sementeira e plantio de alguns produtos hortícolas.
A rega é feita por um mecanismo de gota a gota.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é realizado com as aparas da erva cortada na escola e da monda realizada pelos alunos na horta, bem como, com os restos da cantina da escola .

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Repolho, couve portuguesa, alface e alho-francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Mais ou menos 60 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são adquiridos pela comunidade educativa e doados a alunos carenciados.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por aspersão. Há uma escala de alunos com a hora definida para ir ligar o mecanismo , desligar e controlar todo o processo.
A rega também é feita por regador, sempre que necessário, trocando ciclicamente pelos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização de pragas e doenças através de um inseticida biológico feito na escola , para controlo das lagartas. Também é utilizado serradura e armadilhas, com uma frequência que se achar pertinente ao longo do ano letivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A lagarta da couve foi a praga mais encontrada. Para o combate da mesma, é utilizado inseticida biológico feito na escola.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EcoEscolasDLL?locale=pt_PT