Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Praticar a agricultura biológica, para proporcionar aos alunos conhecimentos que possam ser aplicados e reproduzidos nas hortas das famílias.
Estimular o trabalho em equipa, alunos, professores e funcionários, respeitar e valorizar o trabalho dos outros.
Desenvolver a autonomia e capacidade de organização do trabalho.
Aumentar o sentido de responsabilidade e compromisso pessoal.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De uma forma geral, são os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem que fazem as tarefas de manutenção da horta.
Quanto à repartição de tarefas, antes da ida para a horta é registado no quadro da sala as tarefas que cada aluno deverá concretizar, bem como, o material necessário. Após esta distribuição, cada grupo prepara o material a utilizar e encaminha-se para a horta.
As tarefas de manutenção realizadas são: rega manual com materiais reciclados feitos pelos alunos, monda de erva, colha de produtos hortícolas, sachar, semear e plantar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Foi utilizado também fertilizante natural (estrume de cavalo) composto feito a partir da compostagem e adubos orgânicos, ficando a terra a descansar durante algum tempo.
Após este período de tempo, deu-se início à sementeira e plantio de alguns produtos hortícolas.
A rega é feita por um mecanismo de gota a gota.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega também é feita por regador, sempre que necessário, trocando ciclicamente pelos alunos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: