Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 1986

2. Área aproximada da horta (m²):

A nossa escola conta com aproximadamente 4000m2 de área de horta, no entanto a horta pedagógica é de aproximadamente 700m2, dos quais 400m2 é cultivado pelos alunos e 300m2 dedicados ao clube de hortofloricultura, que conta com 7 membros..

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

FPCT- Produção agrícola, componente tecnológica de curso de PROFIJ e turma de ensino ocupacional.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Desenvolve competências do saber fazer,
Promove uma alimentação saudável;
Contribui para o bem estar da saúde mental;
Desenvolve o espirito de partilha, cooperação e colaboração;
Contribui para uma escola mais sustentável;
Contribui para a biodiversidade, respeitando o ecossistema;
Desenvolve práticas de economia circular, através da compostagem;
Aumenta a autoestima dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos que frequentam a mesma. As tarefas são distribuídas pelos alunos das diferentes turmas. As sementeiras são realizadas em tabuleiros de germinação pelos alunos do PROFIJ e posteriormente cedidas as outras turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no inicio do ano letivo, a limpeza de infestantes é feita manualmente pelos alunos e posteriormente com recurso a um pequeno trator, que realiza uma mobilização mínima, de modo a não comprometer a textura e estrutura do solo. Relativamente a fertilização esta é feita com composto existente na horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é feito com os resíduos da orgânicos da escola:
infestantes provenientes dos canteiros, corte dos relvados do jardim da escola, cascas e pó de café do refeitório e bar da escola (verdes);
Ramos secos, folhas secas e papel sem tinta (castanhos).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

outono/inverno:
Alface/cebola; nabo/coentros
Alface/aipo

Primavera/verão
Feijão/batata
courgete/feijão

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega só é feita no fim de maio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização das pragas e doenças é feita através da observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano tivemos a incidência de fungos (oídio nos tomateiros) da estufa, devido ao excesso de humidade que se faz sentir nos Açores. Para resolver o problema fizemos um chá de cavalinha.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: