Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Colégio Planeta Brilhante (Alcochete)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Participação nas campanhas de recolha de bens;
Elaboração do Eco código;
Nas vendas dos produtos da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alimentos colhidos podem são utilizados na escola ou em oficinas de culinária saudável;
Os alunos aprendem, na prática, sobre ciclos naturais, compostagem, reciclagem e importância da biodiversidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização é da responsabilidade do jardineiro com estrume e com o trator para lavrar.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos um contentor para armazenar antes de passar para a terra.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Também temos uma rega automática.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que necessário aplicamos
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Joaninhas
Pulgões
Lagarta da couve
Caracóis
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os sumos foram feitos com mais frequência, o resto foi feito várias vezes ao longo do ano.
As pessoas envolvidas foram sempre adultos e crianças, desde a colheita dos produtos, passado pela confeção e terminando na degustação.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: