Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Colégio Planeta Brilhante (Alcochete)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2014

2. Área aproximada da horta (m²):

800 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na construção dos espantalhos para a horta;
Participação nas campanhas de recolha de bens;
Elaboração do Eco código;
Nas vendas dos produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta funciona como exemplo vivo de práticas sustentáveis;
Os alimentos colhidos podem são utilizados na escola ou em oficinas de culinária saudável;
Os alunos aprendem, na prática, sobre ciclos naturais, compostagem, reciclagem e importância da biodiversidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Temos um mapa de tarefas, onde cada sala tem a responsabilidade de ir à horta verificar o que é necessário, como por exemplo limpar ervas daninhas, colher o que está pronto, semear coisas da época.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita por toda a comunidade escolar.
A fertilização é da responsabilidade do jardineiro com estrume e com o trator para lavrar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com folhas, restos de fruta e legumes, borras de café.

Temos um contentor para armazenar antes de passar para a terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, batata, alho francês, tomate, beringela, beterraba, courgete, pepino, abóbora, batata doce, broculos, couves de vários tipos, feijão verde cebola e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Confeccionar para as crianças, consumo de funcionários, bancas de venda à comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um reservatório da água da chuva que está ligado à mangueira. Também temos baldes de reservatório para quando chove, para utilizarmos para regar algumas árvores e plantas.
Também temos uma rega automática.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Controlamos com vinagre, sal, bicarbonato de sódio.
Sempre que necessário aplicamos

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Escaravelho da batata
Joaninhas
Pulgões
Lagarta da couve
Caracóis

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Gansos, galinhas, perús, pavões, gatos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção com produtos da horta : sumo de laranja, sopas, saladas de vegetais e de fruta.

Os sumos foram feitos com mais frequência, o resto foi feito várias vezes ao longo do ano.
As pessoas envolvidas foram sempre adultos e crianças, desde a colheita dos produtos, passado pela confeção e terminando na degustação.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ao longo do ano letivo realizámos algumas vendas com produtos da horta para os pais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta, onde as crianças podem explorar a evolução das plantações bem como os nomes dos vários produtos plantados.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: