Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Parque Silva Porto (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1º ciclo e pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam na aquisição de produtos para a horta, tais como sementes, plantas, terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Realiza-se periodicamente a confeção de saladas e sopas com os produtos da horta, que são servidas ao almoço (alfaces, tomate e couves).
São enviadas para casa as colheitas - espinafres/nabiças, couves, alho francês, feijão verde, etc.
Nessa altura as famílias são desafiadas a fazer sopas ou saladas e partilhar fotos com os grupos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo/turma escolhe um talhão e esse fica aos seu cuidado. Há 5 talhões pequenos na zona destinada à horta.
Cada grupo/turma faz a sua sementeira e plantio, indo com alguma regularidade mondar, regar e finalmente colher os produtos. Por vezes esses talhões são partilhados.
Este ano há o projeto "de mãos dadas" onde uma turma de crianças do 1º ciclo - bilingue, partilhou o plantio e sementeira com as crianças de um grupo de pré, igualmente bilingue (crianças surdas).
As crianças fazem parte da manutenção da horta, sendo elas que identificam, mondam e regam.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza normalmente é realizada no início do ano por funcionários da Junta, que deixam tudo preparado.
Os grupos/turmas farão depois a sua manutenção ao longo do ano, cuidando de mondar, limpar, regar.
Não é usado fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas de cheiro; couves - galega, portuguesa, lombarda; alfaces; ervilhas; favas; nabiças; cebolas; alhos franceses; alhos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

De momento há poucas quantidades a registar, uma vez que os temporais destruíram as culturas. Há apenas algumas couves galegas. A horta foi invadida por ervas daninhas por não ter havido acesso à horta.
Foi necessário limpar e replantar

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para realizar saladas e sopas na escola. Caso os produtos sejam em maior quantidade, à semelhança de outros anos, são enviados para casa das crianças das turmas/grupos envolvidos no projeto.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada professor/educador realiza rega de acordo com as temperaturas e pluviosidade, usando regadores pequenos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis, lagartas. Não foram combatidas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sopa confecionada na sala de pré-escolar, que faz o projeto "De mãos Dadas". Foi apenas usada couve. Foi degustada ao almoço.

Quando foi realizado o plantio, foram realizadas atividades de exploração no exterior (por exemplo desenho na terra com paus).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Construção de animais da história "O Nabo Gigante" entre outras histórias e atividades ("Ainda Nada"; "OS três Porquinhos" e "A Mosca Fosca".

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividades de exploração sensorial da terra das plantas e finalmente observação do crescimento das plantas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Observar as diversas formas de vida existentes. Compreender o ciclo das estações. Compreender texturas e as diferentes consistências dos terrenos de acordo com o grau de humidade.
Aprender a trabalhar a par e a ter interações positivas entre pares de diferentes idades.
Realce para a importância da observação do crescimento das plantas (da semente à colheita).

15.1. Link para a página da horta:

Não existe