Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica Parque Silva Porto (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
São enviadas para casa as colheitas - espinafres/nabiças, couves, alho francês, feijão verde, etc.
Nessa altura as famílias são desafiadas a fazer sopas ou saladas e partilhar fotos com os grupos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada grupo/turma faz a sua sementeira e plantio, indo com alguma regularidade mondar, regar e finalmente colher os produtos. Por vezes esses talhões são partilhados.
Este ano há o projeto "de mãos dadas" onde uma turma de crianças do 1º ciclo - bilingue, partilhou o plantio e sementeira com as crianças de um grupo de pré, igualmente bilingue (crianças surdas).
As crianças fazem parte da manutenção da horta, sendo elas que identificam, mondam e regam.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os grupos/turmas farão depois a sua manutenção ao longo do ano, cuidando de mondar, limpar, regar.
Não é usado fertilizante.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Foi necessário limpar e replantar
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Quando foi realizado o plantio, foram realizadas atividades de exploração no exterior (por exemplo desenho na terra com paus).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Aprender a trabalhar a par e a ter interações positivas entre pares de diferentes idades.
Realce para a importância da observação do crescimento das plantas (da semente à colheita).
15.1. Link para a página da horta: