Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No dia da escola aberta apreciam a venda dos produtos naturais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Além disso, temos alguns EE/ pais que também recusam que os seus filhos participem em atividades ligadas à horta e à limpeza dos espaços escolares, por considerarem que isso são atividades menores na educação e aprendizagem dos seus filhos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta situa-se num espaço muito exposto ao sol e, a partir de determinada hora, é muito difícil estar a desenvolver trabalho nesse espaço, o calor impossibilita a realização de atividades,
Os alunos têm participado em atividades pontuais de sementeira, monda e colheita, mas o trabalho diário é garantido apenas pela docente coordenadora.
7. Como é feita a preparação do solo?
Nessa altura a terra é arejada porque é toda revolvida com o auxílio de máquinas que misturam simultaneamente elementos resultantes do composto produzido na horta.
Este ano, devido às chuvas que se fizeram sentir, o aparecimento e desenvolvimento de ervas daninhas exigiu que esta intervenção fosse feita mais do que uma vez.
Utilizamos o produto criado na compostagem e vermicompostagem (pela primeira vez) para ir enriquecendo os solos e tentamos não repetir no mesmo local da horta a plantação dos mesmos produtos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
borras de café;
restos de papel;
aparas de fruta e de batata;
cascas de ovos;
restos de legumes crus ou cozinhados sem gordura;
Este ano introduzimos a vermicompostagem. Para alimentar as nossas pequenas minhocas, contamos com a colaboração de professoras que trazem as aparas de frutas e legumes, bem como casacas de ovo trituradas e borras de café do seu consumo doméstico.
saquinhos de chá.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Juntamos alfaces com cebola roxa; tomateiros com cebolinho ou alhos.
intercalamos a plantação de couves com pimenteiros de diferentes qualidades.
As aromáticas, como o alecrim ou a alfazema, têm sido plantadas em vários pontos da horta com o objetivo de afastar insetos indesejáveis e captar os que são benéficos.
Plantamos a hortelã junto com a couve para afastar as lagartas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
. Ameixas ainda em amadurecimento: cerca de 20 quilos;
. Limões: 8 quilos;
. azeitonas: normalmente 5 a 8 frascos
. Figos: ainda em amadurecimento: cerca de 2 quilos;
. Morangos, framboesas e nêsperas: cerca de 15 quilos;
. Uvas: cerca de 20 quilos;
. Favas: cerca de 15 quilos;
. Batata doce: 10 quilos;
. Alfaces: 20 alfaces;
. Tomate: 8 quilos;
. Caldo verde: 8 quilos;
Chás:
. Cidreira: colhida e seca e colocada em frasquinhos (40 frascos);
. Príncipe: 15 saquinhos;
. Lúcia-lima: 15 saquinhos
Ervas aromáticas: segurelha, hortelã, tomilho, alecrim, cebolinho, salsa, orégãos, poejo, coentros, erva caril - não contabilizamos a quantidade de raminhos que vão sendo criados e distribuídos na comunidade escolar a quem os quer.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Alguns dos produtos servem também como oferta a convidados que se deslocam à escola para realizar inúmeras palestras e para serem distribuídos como oferta à comunidade escolar que assiste à sessão de lançamento do programa no início de cada ano letivo.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em tempo de férias de verão, uma assistente operacional assegura essa tarefa.
Fazemos recolha de alguma água da chuva, em bidões de plástico azul.
A quantidade recolhida é irrisória, mas permite-nos regar os tabuleiros de sementeira que se encontram na zona de estufa.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Até ao momento ainda não tivemos nenhuma situação problemática, à exceção de um ninho de vespas que, em 2022-2023, teve de ser retirado com equipamento adequado e equipa especializada.
Os caracóis continuam a ser um problema e, por isso, este ano iremos preparar um programa de recolha para venda aos admiradores deste petisco.
Afinal estamos em plena rota do caracol, numa cidade conhecida pelo seu Festival do Caracol Saloio.
E os nossos caracóis são criados de forma pura e biológica, alimentados por alecrim, caril. tomilho, cidreira, loureiro, enfim...
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
. de Ciências Naturais do 8º ano, turmas da professora Natália Carvalho
com aulas para identificação das características do terreno e para identificação de espécies vegetais e animais.
. Biologia, 12º CT4 - aulas da professora Andreia Monteiro para estudo da biodiversidade
Infelizmente, estas aulas são esporádicas e só cerca de 60 alunos usufruem desta aprendizagem natural e experimental. Uma aprendizagem que lhe permite conhecer a origem dos produtos que comem e a forma de obter uma alimentação saudável e sustentável.
Por isso, é importante mobilizar os professores deste grupo disciplinar para efetivarem mais trabalho com os alunos na horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Banca de produtos naturais e biológicos
A atividade envolveu cerca de 10 alunos não só na venda direta, mas também em toda as fase de preparação dos elementos a vender.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
"Green Chef", concurso da DECO JOVEM - equipas do 3º Ciclo
"Eco-ementas", concurso da ABAAE - equipa do ensino secundário
A primeira atividade envolveu 3 alunas da turma 8º T4 e a sua professora de Físico-Química e a coordenadora do CCV. A receita criada valeu-lhes um terceiro lugar no concurso nacional. Podem ver a receita em: https://www.youtube.com/watch?v=FKDSygj5Y-I
A sua receita apelava ao não desperdício e ao saber reutilizar muito bem as frutas e legumes.
A segunda atividade envolveu quatro alunas do 12º ano e uma prof. do programa Eco-escolas.
O Menu confecionado chamava a atenção para uma alimentação de cariz mediterrânico, preservando as nossas tradições, usando essencialmente produtos da nossa horta: as cenouras, o alho, a cebola, a batata e o caldo verde. As alunas obtiveram uma menção honrosa.
https://www.instagram.com/p/DJj1GW5tNrW/?img_index=1
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Apesar de não colaborarem no desenvolvimento deste espaço, muitas são os docentes que vêm frequentemente solicitar a doação de alguns produtos da horta, sobretudo fruta e aromáticas.
15.1. Link para a página da horta: