Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

ATL da Escola EB Mário Cunha Brito- Belas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

15 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São realizadas atividades (ex: dia do pai/ dia da mãe)

Colaboram na manutenção/ evolução do espaço.

Consideramos a frequência quatro vezes por ano

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Construção do espantalho
Limpeza do espaço ( casinha, horta e lago)
Decoração do espaço
Colocação da gravilha, terra e manta
Rega dos canteiros e árvores
Doação de produtos feita pelas famílias
Plantação de carvalhos para ser feita florestação na serra de Sintra

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias é nomeado um grupo de 5 a 6 crianças, colocam um crachá como forma de identificação e responsabilidade. A ideia é todos contribuírem e participarem no seu crescimento.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi colocada terra nova nos canteiros, remexeu-se terra e colocou-se borra de café como fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas, borra de café, restos de comida

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura: Alface, couve, morango, rabanetes, tomate, pimento, espinafre

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente , 16 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Monta-se uma banca de legumes e as crianças vendem às famílias. O valor reverte para a compra de novos produtos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã ou final do dia com a participação das crianças.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Este ano detectamos a praga do escaravelho vermelho quando estávamos a fazer a preparação do terreno e intervimos de imediato antes de colocar os produtos na terra

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Escaravelhos vermelhos. Foi usado bicabornato para o seu combate

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Tartarugas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As crianças ,animadores e famílias limparam e prepararam o terreno para colocar as primeiras plantações.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Leitura de histórias são parte integrante do nosso projeto e muitas das histórias e atividades envolvidas são realizadas na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na sala diariamente incentivamos ao consumo de fruta e até realizamos um concurso em torno do mesmo mesmo. Surgiu a ideia de ir apanhar laranjas e nêsperas para comerem durante o lanche

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta é composta por uma casinha que contém pufs e livros de histórias para as crianças disfrutarem de momentos mais calmos em pequeno grupo.

15.1. Link para a página da horta:

http://www.facebook.pt/appebfonteireira