Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica do Sobral (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias (avós) participam doando plântulas, terra e estrume, explicando aos alunos como fazem nas suas hortas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos cuidam da horta, verificam a sua evolução e desenvolvem assim o gosto pela agricultura biológica e pelo consumo de vegetais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem um grupo de alunos, rotativo, por semana que cuida da horta - rega e apanha de ervas daninhas a colocar no compostor.

7. Como é feita a preparação do solo?

Todos os alunos preparam o solo de forma rotativa por turma/parte da horta: cavar e limpar o solo; fertilizar com estrume dado pelas famílias (avós), envolvendo-o no solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as folhas secas das árvores da escola e área circundante, com as cascas da fruta do refeitório/lanches, com terra do pinhal.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alfaces, couves, broculos, framboesas, cebolas, videiras, tomateiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4 couves, 3 broculos, 6 alfaces, 2kg de tomates

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola e em casa dos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos são escalonados por grupos de rega

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, aquando da rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: