Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Escolar do Marco (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

56

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas porque nos fornecem os produtos sempre que necessitamos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Diminuição de resíduos orgânicos e maior cuidado com o meio ambiente local;
- Aprendizagem interdisciplinar;
- Uma maior consciência da importância de uma alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dividir os alunos em pequenos grupos, enquanto uns retiram as ervas daninhas e levam à compostagem, outros plantam ou semeiam os produtos e outros regam.

7. Como é feita a preparação do solo?

Retirar lixo, pedras, galhos, plásticos e entulhos.
Arrancar ervas daninhas ou mato com raízes, para evitar que voltem a crescer.
Utilizar enxadas, pás ou ancinhos para revolver o solo.
Misturar matéria orgânica ao solo (Utilizamos a compostagem).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Com as ervas daninhas retiradas da horta e os restos de hortaliças, saladas e frutas restos que sobram das refeições.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Tomate;
- Pimento;
- Couve;
- Rabanetes;
- Abóbora

Plantas aromáticas: salsa, orégãos, tomilho, coentros, hortelã.
Arbustos e plantas: framboesas, mirtilo, morangos,

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: