Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 de Longos (Guimarães)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cinco anos letivos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e a Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

82

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo as sementes e plantas e colaborando na sua manutenção durante todo o ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

No ano letivo anterior, alargamos o Projeto cultural de parceria que temos com a Associação "Braços D´Afetos", para o projeto eco-escolas.
Aquisição de conhecimentos relativamente ao ciclo da vida de plantas e animais (ajudantes da horta), como é feito o cultivo de alguns produtos hortícolas de produção biológica.
Saber quando e como fazer as colheitas das plantas e dos frutos.
Saber a importância das plantas e como utilizá-las para uma alimentação saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na manutenção da horta estão envolvidas: todas as crianças/alunos; os professores; as assistentes operacionais e elementos da Associação "Braços D´Afetos" .
As tarefas estão distribuídas pelos diferentes intervenientes.

7. Como é feita a preparação do solo?

Contamos, mais uma vez, com a ajuda valiosa de vários elementos da Associação "Braços D´Afetos" que prepararam o terreno. As restantes tarefas foram realizadas por dois elementos da associação (avós de 4 crianças) em cooperação com a equipa educativa e as crianças/alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um Eco compostor fornecido pelo projeto "Pegadas".
Utilizamos as folhas das árvores, que recolhemos do nosso espaço exterior, assim como, as cascas da fruta distribuída no almoço, nos lanches da manhã e da tarde.
Utilizamos também minhocas para fazer a vermicompostagem .

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos um Eco compostor fornecido pelo projeto "Pegadas".
Utilizamos as folhas das árvores, que recolhemos do nosso espaço exterior, assim como, as cascas da fruta distribuída no almoço, nos lanches da manhã e da tarde.
Utilizamos também minhocas para fazer a vermicompostagem .

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Entre plantas e frutos devemos ter produzido mais de 35 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maior parte é utilizado na confeção da comida na cantina, principalmente os legumes e as leguminosas.
Os frutos são consumidos nos lanches e sobremesas.
Os produtos que não estão em condições de serem consumidos vão para o Eco compostor.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Realização de instrumentos para coleta de água da chuva.
Os instrumentos de recolha da água da chuva foram elaborados e geridos pelos Grupos A e B do jardim de infância.
Estiveram envolvidas 33 Crianças, 3 Educadoras e 4 Assistentes.
Ocorreu durante todo o ano sempre que algum se danificava.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização das culturas e do pomar é feita semanalmente por dois elementos da associação (avós de 4 crianças) em cooperação com a equipa educativa e as crianças/alunos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Colheita das couves e leguminosas, para a cozinheira utilizar na confeção da sopa e saladas. A colheita de frutos, para os lanches e sobremesas.
Esteve envolvidas as crianças/alunos e toda a equipa educativa
Ocorreu durante todo o ano letivo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Construímos "casas abrigos" para os insetos polinizadores e para as aves.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A compostagem e a vermicompostagem foram uma mais valia para o enriquecimento do solo da nossa horta/Jardim pedagógico.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100057307365421